Todos os profissionais têm um objetivo em comum: serem reconhecidos no mercado de trabalho. Entretanto, o reconhecimento só chega para aqueles que se destacam entre os concorrentes. E a disputa está cada vez mais acirrada. Por isso, se você quer se destacar, precisa oferecer um diferencial.

Mais do que habilidades técnicas, crescer profissionalmente requer muito empenho, dedicação e planejamento. Se você quer saber o que fazer para se destacar profissionalmente, acompanhe o post de hoje.

Marketing pessoal

Não basta ser um excelente profissional, é preciso saber “vender o seu peixe”. Afinal, a sua imagem é o seu cartão de visitas. Por isso, preocupe-se sempre em deixar uma boa impressão. Vista-se bem, saiba se expressar e se posicionar de forma eficaz, tenha boas relações, seja proativo e seja visto. Um bom marketing pessoal é chave para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

Também é extremamente importante evitar comportamentos negativos, como: chegar atrasado, fofoca, aparência desleixada, brincadeira de mau gosto, aparência apática, descaso, falta de compromisso ou comprometimento.

Qualquer comportamento negativo, por menor que seja, pode prejudicar a sua reputação e impedir o seu crescimento dentro da organização. Por isso, cuide da sua imagem profissional e seja mais valorizado pela empresa.

Comunicação

Hoje, a comunicação é uma habilidade imprescindível para o profissional que quer se sobressair no mercado de trabalho. Isso porque um comunicador que transmite os seus conhecimentos com eficácia se faz entender com clareza e evita que uma falha na comunicação prejudique o trabalho da equipe.

Além disso, saber comunicar-se adequadamente também contribui para a criação de um bom networking, além de ajudá-lo a se expressar de maneira mais efetiva, compreendendo e fazendo-se compreender. Para tanto, aprenda a ouvir, escrever e entender as pessoas.

10. Você tem o que é necessário para conseguir se destacar profissionalmente

Conhecimento

O mercado de trabalho muda frequentemente e, para transpor essas transformações, é necessário estar atualizado. Participe de palestras, treinamentos, congressos, workshops e, se necessário, invista também em cursos de pós-graduação, MBA ou mestrado. As pessoas sempre valorizarão aquele profissional que tem sede de conhecimento.

Por isso, aprofunde os seus conhecimentos e saia na frente dos seus concorrentes. Quanto maior for o seu conhecimento, melhores serão as suas chances de oferecer soluções eficazes para a empresa em que trabalha.

Organização e planejamento estratégico

Além do conhecimento técnico, é preciso saber administrar o tempo e a sua produtividade. O profissional que organiza o seu tempo consegue produzir mais e com maior qualidade, o que lhe dá maiores chances de se sobressair e ainda adquirir uma promoção.

Estas duas habilidades são essenciais para o profissional que busca se destacar, pois o ajuda a otimizar os processos, delegar tarefas e a priorizar os trabalhos, garantindo o cumprimento de prazos e a qualidade do serviço.

Portanto, mantenha sempre uma agenda de compromissos e horários e, acima de tudo, cumpra-os com rigidez. Apresente-se como o profissional completo que as empresas procuram.

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