Steven Paul Jobs foi um visionário, sendo considerado um mito da criação empreendedora. Em 1976, Steve ajudou a fundar a Apple, na garagem dos pais.  Hoje, sua empresa é reconhecida por ter revolucionado o mercado da tecnologia e pela alta qualidade de seus produtos. Grande parte do sucesso da empresa está relacionado ao perfil empreendedor de Steve Jobs que, além de audacioso, era visionário, bem preparado e confiante.

Suas frases motivacionais são conhecidas em todo o mundo, como fonte de inspiração para aqueles que desejam obter o mesmo sucesso no mundo dos negócios. Pensando nisso, separamos algumas frases de Jobs que imprimem sua personalidade e dão dicas de como mudar sua visão empresarial.

AME O QUE VOCÊ FAZ

“Seu trabalho preencherá grande parte da sua vida, e o único jeito de se sentir satisfeito é fazer o que você acredita ser um excelente trabalho. E um excelente trabalho só nasce do amor pelo que se faz.”

Amar o que você faz é um incentivo instantâneo que motivará toda a sua trajetória como empreendedor. Fazer parte de um mercado competitivo exige conhecimento, dedicação e criatividade para se reinventar e se manter no mercado. Ter paixão pelo que se faz é um grande propulsor para a inspiração fluir e proporcionar inovações.

TENHA FOCO

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”

Ao voltar para a Apple, após passar um longo período fora, Steve Jobs percebeu que a empresa não tinha foco. Foi aí que decidiu direcionar seus melhores talentos para focarem apenas em quatro modelos de computadores – aqueles que, na sua percepção, tinham maior potencial de venda. Para que um produto seja destaque, é preciso escolher o caminho a ser percorrido e concentrar toda a atenção possível no seu desenvolvimento.

 

SEJA UM LÍDER

“Em nosso negócio, uma pessoa não consegue fazer muita coisa isoladamente. Você tem que criar um time.”

Um grande líder trata a equipe como um time, onde todos têm participação ativa no sucesso empresarial. Neste contexto, o ideal é investir na gestão estratégica de pessoas para ampliar o senso de valorização e a motivação dos colaboradores.

 

PENSE COM A CABEÇA DO CONSUMIDOR

“Venda sonhos, não produtos.”

Pensar no cliente para que ele possa ter a melhor experiência possível é, sem dúvida, uma das grandes marcas de Jobs, que buscou sempre oferecer o melhor e mais diferenciado atendimento. É preciso criar uma relação afetiva entre as pessoas e os produtos e desconstruir o conceito de “consumidores”. Vivemos a era da informação e, por isso, fazer com que pessoas “vendam” seu produto por amá-lo é a melhor estratégia de marketing.

 visão empresarial
visão empresarial