Quantos treinamentos organizacionais você já participou em sua carreira? Inúmeros, imagino. Isso porque investir em capacitação dos colaboradores é algo essencial para aquelas empresas que primam pela excelência de suas atividades e pelo desenvolvimento de seus profissionais.

Mas, você já parou para pensar em qual modalidade é melhor para a sua carreira? A plataforma EAD tem crescido consideravelmente devido às diversas facilidades que proporciona, como flexibilidade de tempo, baixo custo, entre outras.

Contudo, se você tem dificuldade em manter a disciplina de estudos, esta, com certeza, não será a modalidade mais adequada para você. Neste caso, o treinamento presencial será uma alternativa mais apropriada ao seu perfil.

Segundo o estudo “O panorama do treinamento no Brasil”, realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), com o apoio da Association for Talent Development (ATD) e em parceria com a Integração Escola de Negócios, os treinamentos presenciais ainda são predominantes nas empresas, representando 62% das ações.

Na verdade, o treinamento presencial é a forma de capacitação mais consagrada e, praticamente, a que melhor se adequa a todos os públicos, devido aos métodos utilizados e ao conteúdo, além de apresentar diversos outros benefícios que a modalidade EAD não consegue proporcionar.

Quer saber por que o treinamento presencial é a melhor opção para a sua carreira? Então, leia o post e descubra!

Integração entre os participantes

O contato físico com outros participantes é muito importante para o desenvolvimento de suas habilidades técnicas e também sociais. No treinamento prático, você tem a possibilidade de interagir e trocar experiências com os outros participantes, o que poderá enriquecer a roda de discussão e ainda contribuir para a fixação do aprendizado.

Os treinamentos presenciais também incluem atividades práticas, nas quais o trabalho em equipe é enfatizado e as habilidades comportamentais dos participantes são estimuladas, como a proatividade, a comunicação, a administração de conflitos, o comprometimento, entre outros.

Treinamentos presenciais: por que eles são melhores para a sua carreira - Integração entre os participantes

Abordagem mais ampla do conteúdo

Outra vantagem do treinamento presencial é a possibilidade de uma abordagem mais ampla e aprofundada do conteúdo.

No treinamento presencial, o professor pode apresentar exemplos variados e práticos, solicitar a participação de profissionais reconhecidos no mercado, tirar dúvidas e desenvolver assuntos relacionados, mas que possam contribuir para aprendizado dos participantes.

Networking (contatos profissionais)

Fazer um treinamento online pode ser cômodo, mas não permite que você conheça pessoas e faça contato com outros profissionais experientes e reconhecidos no mercado.

No treinamento presencial é possível criar uma rede sólida de contatos profissionais, a qual você poderá recorrer para encontrar oportunidades de negócio, conquistar uma progressão em sua carreira, adquirir crescimento pessoal ou apenas trocar conhecimento e experiências.

Treinamentos presenciais: por que eles são melhores para a sua carreira - Networking (contatos profissionais)

Motivação para aprendizagem

O contato direto com diversos profissionais e o instrutor pode expandir a sua mente para as possibilidades profissionais disponíveis para a sua área de atuação.

Assim, no treinamento presencial, você poderá ficar por dentro de oportunidades de mercado, novos cursos de especialização, competências necessárias para uma progressão de carreira etc., e, com isso, ter maior motivação para planejar o seu plano de carreira.

Quer saber mais sobre os nossos treinamentos e tirar as suas dúvidas sobre o funcionamento? Entre em contato conosco!

Como montar a apresentação perfeita para o seu time