Por que é importante trabalhar a autoconfiança? Saiba mais!

Saber trabalhar a autoconfiança é a base para ter sucesso em todas as áreas da vida. Uma pessoa sem essa característica pode apresentar comportamentos extremamente destrutivos — baixa autoestima, medo excessivo do fracasso, dificuldade de comunicação, ansiedade e negatividade.

Além disso, a autoconfiança é a capacidade de se superar em momentos difíceis com a certeza de que pode qualquer coisa. Pensando nisso, neste artigo, mostraremos a importância dela para sua vida e como você pode desenvolvê-la. Confira!

Por que é importante trabalhar a autoconfiança em sua vida?

Imagine a seguinte situação: você foi indicado para coordenar um projeto na empresa em que trabalha. Se você não confiar em si mesmo, logo será invadido por pensamentos de incapacidade e medo. Analisando friamente essa situação, não é difícil prever o resultado.

Somos aquilo que pensamos! Portanto, se você pensa que é um fracassado, saiba que essa se tornará a sua realidade. Quando focamos em algo negativo, direcionamos nossa atenção para a ação errada e, como consequência, não usamos nossa total capacidade para realizar aquilo que nos propusemos.

Dessa forma, corroboramos para o que acreditamos — e permanecemos em um ciclo de baixa autoestima. Assim, para conquistar bons resultados, é preciso ter convicção das suas qualidades e sentir que você é uma pessoa capaz.

O que fazer para ser mais autoconfiante?

Todas as pessoas possuem um grande potencial, certo? No entanto, apenas uma parcela consegue se sobressair e conquistar aquilo que deseja. Essas pessoas, além do talento e vontade, possuem confiança em si mesmas e trabalham a sua inteligência emocional — o que lhes dá resistência para lidar com as dificuldades e vencê-las.

Nesse sentindo, você sabia que algumas atitudes podem ajudar você a desenvolver autoconfiança? Pois bem! Acompanhe:

Não se compare aos outros

Poucas atitudes são tão nocivas para a autoconfiança do que a comparação. Medir suas capacidades comparando com as habilidades dos outros pode minar sua autoestima e crença em si mesmo.

Antes de fazer algo tão destrutivo, tenha em mente que as pessoas não são iguais e que ninguém é bom em absolutamente tudo. Todos temos falhas e virtudes — portanto, esqueça a ideia de que a grama do vizinho é mais verde, certo? Se concentre em você e descubra suas habilidades, aquilo que você faz melhor do que todos os outros e aposte nisso.

Valorize suas qualidades

A autoestima é a base da autoconfiança; sendo assim, valorizar suas qualidades e acertos é muito importante. Ainda mais porque a sociedade, em geral, costuma trabalhar para evitar falhas, sempre reforçando aquilo que você tem e/ou faz de “errado” — como forma de incentivar a não repeti-lo, não é?

Sendo assim, pense diferente: em vez de focar nos erros, reforce seus acertos, entenda no que você é bom. Não estamos dizendo para deixar suas falhas de lado, muito pelo contrário, elas devem ser trabalhadas sim! Mas em um primeiro momento, conheça a si mesmo e valorize o que você tem de melhor.

Cerque-se de pessoas positivas

Sabe aquelas pessoas que contagiam o ambiente com um sorriso? Cerque-se dessas pessoas. Se você está buscando entender suas qualidades, fique próximo daqueles que conseguem lhe despertar sentimentos positivos.

Afinal, pessoas negativas tendem a dizer coisas que o colocarão para baixo — o que, consequentemente, o levará para um ciclo de pensamentos negativos.

Mude sua postura

Sabia que a postura que você adota no seu dia a dia define a maneira como as pessoas o enxerga? Não apenas isso, mas a forma como nos portamos pode mudar a maneira como nos sentimos — isso é o que afirmam alguns estudos.

A pesquisadora Amy Cuddy afirma que fazer posições de poder, como a do Superman e da Mulher Maravilha — braços na cintura e posição ereta —, e mantê-las por 2 minutos podem aumentar sua autoconfiança.

O estudo mostra que fingir uma posição de autoridade aumenta os níveis de testosterona no organismo, deixando o indivíduo mais competitivo e com melhor chance de ser bem-sucedido em uma reunião ou apresentação importante.

Como você pôde ver, trabalhar a autoconfiança é a chave para o sucesso na vida. Unir talento a uma mentalidade vencedora ajudará você a atravessar os obstáculos e superar as limitações.

O que achou do artigo? Se você gostou desse assunto, leia nosso post sobre o poder do autoconhecimento e entenda como ele pode ser decisivo na sua vida! Até mais!