Por que contratar uma empresa de treinamentos corporativos?

Hoje o mercado encontra-se em um momento de muita instabilidade econômica. Para superar essas dificuldades as empresas precisam cada vez mais qualificar suas equipes a fim de conseguir destaque entre a concorrência.

Para ter times competitivos e eficientes, a capacitação é de fundamental importância. Contratar empresas de treinamentos corporativos pode ser uma opção extremamente vantajosa — afinal, você não precisa enfrentar esse problema sozinho, e sim contar com a ajuda de profissionais especializados que conhecem as melhores soluções para esses momentos.

É exatamente sobre treinamentos corporativos que vamos falar neste artigo. Aqui, você entenderá a importância de ter os parceiros certos para capacitar seus funcionários. Confira!

A importância de treinamentos corporativos

O cenário instável na política e economia reforça a necessidade de as empresas se destacarem com boa estratégia e execução. No entanto, diante da ferocidade da concorrência e dos avanços tecnológicos, o grande diferencial sempre será o potencial humano de cada uma delas.

De acordo com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), 87% das empresas trabalham com um orçamento anual de T&D — treinamento e desenvolvimento —, e a média de investimento anual por colaborador aumentou de R$ 624,00 em 2016, para R$ 788,00 em 2017, mostrando um aumento de 21%.

É notável a valorização dos treinamentos e o aumento significante de investimento por parte das empresas. Para conseguir desenvolver um negócio, é preciso que as organizações tenham pessoas muito bem capacitadas e preparadas no ambiente laboral.

Os motivos para contratar uma empresa de treinamentos corporativos

Ainda segundo os dados da ABTD, cerca de 49% das organizações optam por contratar empresas de treinamentos corporativos. Esse dado mostra que grande parte das empresas brasileiras faz parcerias com empresas especializadas no ramo.

Cerca de 70% do que uma pessoa aprende no ambiente de trabalho vem do seu dia a dia, 20% da relação com o chefe e apenas 10% do aprendizado externo. Sendo assim, é necessário trazer um treinamento efetivo para que essa porcentagem seja bem aproveitada.

Muitos acreditam que apenas os treinamentos internos são eficazes, pois os funcionários conhecem as debilidades da empresa. No entanto, é preciso dizer que, apesar de fortalecerem questões de rotina, em certos momentos é preciso levar as pessoas para outro nível de pensamento e ação.

Uma empresa especializada em treinamentos se mantém atualizada em relação a tudo que está ocorrendo no mundo da educação corporativa. Muitas vezes, as empresas buscam soluções internamente, no entanto, é necessário ter visão de desenvolvimento para entender que às vezes as soluções extraordinárias estão fora.

Os benefícios de contratar uma empresa de treinamentos

O principal benefício de um treinamento de qualidade é que quando uma pessoa expande seu conhecimento ela nunca mais retrocede, e ter em seu time um profissional bem capacitado pode mudar completamente o futuro da empresa.

Você pode investir em várias áreas tecnológicas e processuais, porém, nada superará o potencial competitivo dos seus colaboradores — funcionários valorizados e entusiasmados elevam a qualidade da sua empresa.

Se ainda não está convencido, confira, a seguir, alguns dos excelentes benefícios de contratar uma empresa de treinamentos corporativos.

Técnicas avançadas

Uma empresa especializada tem profissionais que dominam técnicas avançadas de educação corporativa. Você terá ao seu dispor uma equipe altamente qualificada de Design Learning, capaz de desenhar e construir treinamentos que se adéquem exatamente às suas necessidades.

Dessa forma, em vez de gastar o seu tempo e dispor do seu pessoal para o desenvolvimento de treinamentos, você faz uma parceria com uma empresa que, além de trazer ideias e métodos inovadores, o ajudará também a alcançar os resultados que tanto espera.

Melhores estratégias

Quando falamos em treinamentos corporativos, significa trabalhar as competências dos colaboradores a fim de empoderá-los e encorajá-los a tomar decisões rápidas e acertadas. Para isso são necessários métodos de ensino atuais e engajados que facilitem esse processo.

Uma empresa especializada em educação corporativa conta com gamificações, storytelling e outras técnicas avançadas de ensino que não apenas apresentam os conceitos, mas também demonstram como devem ser aplicados na prática. Isso garante o entendimento e desenvolvimento dos participantes.

Case de sucesso

Um programa de treinamento que diminui os gap’s de comunicação, fornece alinhamento tático, melhoria da performance e engajamento do seu pessoal e ainda com bom custo-benefício só poderia resultar em uma coisa — case de sucesso.

Maximização do desempenho da equipe

Investir no potencial humano da sua empresa é a melhor estratégia de todas. Um funcionário que recebe oportunidades de treinamentos dentro da empresa tende a se sentir valorizado e reconhecido.

Contratar uma empresa externa mostra ao colaborador o quanto a evolução dele é importante para a empresa, mostra que ela se preocupa com sua formação. Dessa forma, esse funcionário além de ter mais bagagem em seu currículo valorizará ainda mais a posição que ocupa dentro da instituição.

A tendência é que ele aplique o que aprendeu com mais entusiasmo e maximize o desempenho em suas funções. Como consequência, a empresa também evita a evasão de talentos.

Know-how específico

É importante ter em mente que, por mais que você saiba influenciar e motivar sua equipe, às vezes é necessária uma visão especializada de profissionais com conhecimentos detalhados e específicos.

Ter um treinamento especializado possibilita aprender novas técnicas e adquirir uma visão diferenciada de como trabalhar em equipe, como se comunicar de forma eficiente e melhorar a cultura organizacional da empresa.

O momento certo de contratar uma empresa de treinamentos corporativos

Para saber se você deve ou não contratar uma empresa de treinamentos corporativos faça algumas perguntas a si mesmo:

  • Como estão os resultados? Estão abaixo do esperado?
  • Isso tem a ver com os colaboradores?
  • Quais são os gap’s dessas pessoas que estão afetando os resultados?

Ao obter as respostas é possível escolher um bom parceiro para ajudar a mudar esse cenário, afinal, ter funcionários capacitados é o diferencial competitivo que leva as grandes empresas a outros patamares.

Mesmo com um cenário instável na economia os indicadores de T&D continuam aumentando, ou seja, as empresas continuam investindo em seus funcionários. Isso prova a importância dos treinamentos corporativos.

Contar com empresas especializadas no ramo pode, além de melhorar o desempenho e os resultados da sua empresa, facilitar todo o processo de gestão, pois assim é possível focar em outras áreas que demandem sua atenção.

Se você procura treinamentos corporativos especializados que se alinhem às suas necessidades e da sua empresa, não perca mais tempo. A Jazzer oferece um sistema de consultoria e treinamento ideal para você. Entre em contato e confira!