Pense com resiliência

Você já deve ter escutado alguém falar sobre resiliência algumas vezes, certo? Muito mais do que uma palavra da moda, essa é uma característica cada vez mais valorizada no mundo corporativo.

Especialmente diante dos desafios do mercado contemporâneo, desenvolver o pensamento resiliente é indispensável para quem deseja fortalecer a sua carreira.

Apesar de sua popularidade e influência, muitas pessoas ainda não conhecem o real significado desse termo nem sabem como aplicá-lo no cotidiano.

Por isso, preparamos este post. Nele, explicaremos o conceito de resiliência, a sua importância para a vida profissional e como colocá-la em prática. Continue lendo!

Afinal, o que é resiliência?

Resiliência é um conceito emprestado da Física, que corresponde à capacidade de um material retornar ao seu estado original após terem sido submetidos a uma força ou pressão. Ou seja, é a junção da força com a flexibilidade.

Quando adaptado à Psicologia, esse termo diz respeito à competência de um indivíduo se tornar mais forte após momentos difíceis, sempre preservando a calma e o equilíbrio emocional.

A prática da resiliência é apoiada por um conjunto de fatores. São eles:

  • análise do ambiente — saber identificar as razões dos problemas existentes, evitando se posicionar em situações de risco;
  • autoconfiança — acreditar na própria capacidade de efetuar as ações necessárias e, assim, alcançar os resultados desejados;
  • empatia — conseguir compreender os sentimentos dos outros, criando vínculos interpessoais;
  • gerenciamento de emoções — fazer a gestão das próprias emoções, regulando sua intensidade e controlando os impulsos;
  • trabalho em equipe — conquistar e manter pessoas, formando alianças que criam proteção e fortalecem o ambiente;
  • otimismo — convicção de que tudo pode mudar para melhor, o que alimenta a esperança e o faz permanecer no controle da situação.

Qual é a importância de pensar com resiliência?

O exercício da resiliência é fundamental tanto para o lado profissional quanto para o pessoal — e, principalmente, para estabelecer uma harmonia saudável entre ambos. Afinal, o ambiente empresarial traz a frequente necessidade de adaptar-se às mudanças, lidar com problemas, superar desafios e resistir à pressão.

Sem o pensamento resiliente, um profissional que passa por essas situações pode facilmente perder o controle e entrar em surto psicológico, emocional ou até físico. Isso o impedirá de encontrar soluções estratégicas para encarar as adversidades e comprometerá sua saúde mental, afetando negativamente todos os âmbitos da sua vida.

Aperfeiçoar dessa habilidade é essencial para aqueles que buscam se destacar no mercado de trabalho, por meio da tomada de decisões eficientes, da proatividade e da renovação constante.

Como colocar isso em prática no dia a dia?

Diferentemente do que muitos pensam, a resiliência não é um traço de personalidade que só contempla alguns “sortudos”. Como toda competência, ela pode ser aprendida e desenvolvida com o tempo.

Reunimos, a seguir, algumas frases populares que contêm importantes ensinamentos sobre a prática das atitudes resilientes. Confira:

Suba no barco virado

Quando um barco vira, você tem duas opções: ceder e se afogar, ou lutar tenazmente para sobreviver. A resiliência tem a ver com subir no barco virado, se agarrar nas bordas e bater os pés — ou seja, o fato de algo ruim ter acontecido não quer dizer que toda sua vida está à deriva. Com perseverança, existem maneiras de se recuperar e se salvar.

Do limão, faça uma limonada

Se a situação azedou, ponha açúcar e bata. Assim, você dará um formato novo e mais saboroso para ela, certo? Aprenda a enxergar soluções para os problemas que surgirem, abusando da criatividade e do bom humor — elementos necessários para enfrentar a crise.

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

Quando você conseguir solucionar um problema, continue sua jornada sem medo de se deparar com outros desafios, pois, se você passou por esse obstáculo, com certeza, já está mais forte para os que poderão surgir.

Depois da tempestade, vem a bonança

Por maior que seja sua dificuldade, nada é permanente: assuma riscos e aposte no otimismo! Você verá que logo terá deixado as dificuldades para trás. Afinal, é preciso chover para que as árvores floresçam — e se você foi capaz de passar pela tempestade, certamente poderá colher seus frutos.

Se atolou, desatole

Ninguém tem o poder de evitar que eventos estressantes ocorram em sua vida. Porém, mudar sua relação com eles pode ser fundamental para torná-los menos prejudiciais. Por isso, tente ampliar sua visão e ser consciente de que se algo ruim aconteceu, foi por que você, pelo menos, estava tentando sair da zona de conforto — então, continue tentando até que tudo se resolva!

O que não mata, fortalece

Os desafios existem para moldá-lo, e não para destruí-lo. Por isso, confie em si mesmo, tenha perseverança, continue em frente e tente outra vez — não há evolução sem mudança! Mesmo que agora seja difícil de entender porque determinada coisa aconteceu, no futuro você compreenderá como aquela experiência foi relevante para seu crescimento e o alcance de suas metas.

As adversidades podem surgir no caminho de qualquer profissional. O modo como você as enfrenta é o que determina o impacto que elas terão em sua carreira. Por isso, pensar com resiliência é o segredo para superar os desafios e torná-los apenas uma parte da sua trajetória de sucesso.

Gostou do post e quer ficar por dentro de outros conteúdos como esse? Então assine nossa newsletter e acompanhe mais dicas valiosas para sua vida profissional! Até a próxima.

E não deixe de baixar nosso ebook Guia completo: saiba fazer treinamentos na empresa. Baixe agora mesmo e otimize os processos de treinamento da sua empresa!