A figura do líder é fundamental em qualquer empresa, pois, além de administrar os projetos, ele é o responsável por motivar e conduzir toda a equipe para a realização dos objetivos da organização. No entanto, o seu papel vai além de administrar, ele precisa ser uma inshpiração para os seus colaboradores.

Por isso, para ser um bom líder, algumas características são indispensáveis, como a paciência, criatividade, visão de futuro, autoconfiança, resiliência, humildade, flexibilidade e inovação.

Contudo, o grande volume de trabalho associado ao estresse e ao curto prazo para o cumprimento das metas têm contribuído para o surgimento de alguns erros de liderança que, caso não sejam resolvidos, podem influenciar negativamente nos resultados da equipe e da organização.

Conheça agora os 7 piores erros que um líder pode cometer e descubra como evitá-los.

  • Não ouvir a equipe

A decisão final é sempre do gestor, disso não restam dúvidas. Mas, ouvir a opinião da equipe é algo imprescindível para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa, visto que, em grande parte, são eles que estão em constante contato com o público e integram o processo produtivo.

Dessa forma, os funcionários são as pessoas mais indicadas para apontar falhas ou problemas e propor soluções. Não os ouvir fará com que se sintam pouco importantes, além de prejudicar o clima da organização.

  • Não dar feedback

O feedback é algo fundamental em qualquer organização. Todos os funcionários precisam ter um retorno sobre o seu desempenho. Saber se estão fazendo o trabalho corretamente ou se há algo a ser melhorado ajudará ao profissional a se aperfeiçoar e, consequentemente, melhorar a sua contribuição para a organização.

Além de ser feito com transparência e educação, quando o feedback é feito com periodicidade e de forma construtiva, ele contribui para o relacionamento com a equipe, tornando-os mais próximos do líder.

Os 7 piores erros que um líder pode cometer - Não dar feedback

  • Não administrar conflitos

Conflitos são comuns em grupos de pessoas diferentes, que possuem ideias diferentes, contudo, é preciso administrá-los. Quando são mal resolvidos, esses conflitos podem se acumular e atrapalhar no relacionamento da equipe e, consequentemente, no desenvolvimento das metas.

Dessa forma, cabe ao líder propor uma solução eficaz que gere bons resultados para a equipe e para a organização.

  • Não confiar na capacidade da equipe

Incentivar os funcionários a permanecerem em sua área de conforto é um erro gravíssimo. Um bom líder incentiva a sua equipe a se desenvolver constantemente.

Ele confia na capacidade de sua equipe e estimula-os a assumir riscos, fazendo com que se sintam seguros e confiantes para realizar novos projetos ou projetos mais ousados.

Os 7 piores erros que um líder pode cometer - Não confiar na capacidade da equipe

  • Expor os funcionários na frente da equipe

Expor o erro de um funcionário na frente da equipe é algo constrangedor para o próprio funcionário e para os demais membros do grupo. Além de antiética, a atitude poderá influenciar negativamente no desempenho e motivação dos funcionários.

Caso precise fazer alguma crítica, mantenha a discrição e converse em particular. Chame a pessoa para uma reunião, mas seja construtivo. A forma como o líder age pode ser a diferença entre um funcionário satisfeito e motivado e um funcionário desmotivado, que contamina toda a equipe.

  • Não motivar os seus colaboradores

Não promover a integração da equipe com as metas tornará o trabalho mais cansativo e estressante. Como toda a equipe é movida por metas e desafios, eles precisam estar sempre motivados.

Reconhecer o esforço e dedicação do funcionário é a principal forma de motivação. Contudo, o líder também pode utilizar-se de outros mecanismos, como bônus, promoções, dinheiros ou outras recompensas momentâneas.

Os 7 piores erros que um líder pode cometer - Não motivar os seus colaboradores

  • Não treinar a equipe

Um líder ruim não ensina a sua equipe, apenas dá ordens. Contudo, exigir que os colaboradores saibam e façam o trabalho com rapidez e qualidade não é o caminho correto para a excelência.

O líder de verdade irá separar um tempo para treinar a sua equipe, oferecendo-lhes soluções e ouvindo as suas opiniões, garantindo assim com que todos aprendam o melhor caminho para realizar o trabalho e alcançar as metas.

Agora que você já sabe quais são os 7 piores erros que um líder pode cometer, confira também Como se tornar referência para sua equipe!

Como montar a apresentação perfeita para o seu time