O ambiente de trabalho nem sempre é confortável: há diversos momentos em que o estresse aparece e não sabemos como proceder diante da equipe. Outros instantes do dia, a atenção foge e fica difícil continuar a trabalhar. Você sabia que a técnica mindfull (atenção plena) pode ajudar a resolver essas adversidades?

O ponto principal da técnica é a elevação da mente para um estado pleno de concentração, tranquilidade e atenção. Mas outros pontos podem ser trabalhados em parceria como, por exemplo, o desligamento do “piloto automático” e o reconhecimento profundo de todas as reações, impulsos e sentidos.

Ficou curioso? Confira diversas outras informações interessantes no texto a seguir!

Como a mindfulness otimiza a liderança?

Convenhamos, a rotina de trabalho cansa, o tempo sempre parece curto e liderar uma equipe não é nada fácil. Mas tenha calma! Como prometemos no início do texto, a mente plena pode ajudar você a passar tranquilamente pelas adversidades do dia. Veja alguns pontos!

Estresse

Você sabia que há, em seu cérebro, uma amígdala responsável por coordenar suas emoções “negativas”? Pois é, em momentos de estresse ela é ativada e acaba engatilhando sentimentos como raiva, ansiedade e medo.

Os praticantes da mindfulness possuem essa amígdala muito menos desenvolvida. Isso significa que, em situações que podem ser consideradas ameaçadoras, o cérebro treinado pela mindfull consegue enviar comandos mais calmos e racionais.

Falta de foco

Dia cheio? Muitos compromissos? Decisões difíceis a serem tomadas? É normal que tudo isso sobrecarregue o seu cérebro, provocando o sumiço da atenção, fator essencial em dias como esses.

Liderar uma equipe exige que você faça diversas coisas ao mesmo tempo, mas isso não quer dizer que você precise ficar confuso ou que deve fazer várias coisas “meia boca”. Praticando a mindfulness, você fica mais focado e menos suscetível às distrações.

Como estabelecer foco e atenção plena com a mindfull?

Você está enganado se acha que aplicar a mindfulness exige que você fique, necessariamente, em um quarto sozinho. Há diversas formas de conseguir o estabelecimento do foco e atenção plenos e os cenários para alcançar esse estado são muitos.

Confira 3 sugestões para incluir a mindfull na sua rotina.

Meditação

Uma das maneiras mais conhecidas de aplicar a mindfulness é por meio da meditação. A proposta que liga todas as possíveis maneiras é que o foco de quem está praticando se mantenha na respiração, no corpo e no ambiente em que está envolto.

Veja uma técnica rápida e simples de meditação que pode ser executada em qualquer lugar — inclusive no seu trabalho:

  • sente-se em um lugar tranquilo;
  • relaxe enquanto fecha os olhos;
  • volte a sua atenção para a sua respiração;
  • reconheça os movimentos do seu corpo;
  • depois de alguns minutos, abra os olhos;
  • repare no ambiente, observe as cores, os cheiros e os sons.

Caminhada

A meditação pode não ser a sua praia, mas isso não significa que a mindfull não pode ajudar você. Que tal separar alguns momentos do seu dia para fazer uma caminhada? É importante que o seu foco esteja totalmente em você e na sua respiração.

Vale a pena encontrar um parque arborizado e passear nos arredores. Esses instantes servem para que você se reconheça e reconecte-se com os seus sentidos mais básicos que, muitas vezes, são despercebidos ou ignorados. Há quanto tempo você não para e sente o vento batendo no seu rosto?

Ioga

Relacionando a técnica de concentração da mindfulness com as práticas da ioga, você consegue trabalhar o corpo enquanto conecta toda a sua atenção no momento presente. Se você está pensando em começar a praticar uma atividade física e sente vontade de melhorar profissionalmente, a ioga com foco na mindfull é ideal.

Nas aulas, o aluno começa se alongando e passa a trabalhar suavemente os músculos do corpo todo. Enquanto faz, é recomendado que preste atenção na respiração e nas sensações ocorridas (é nesse momento que a mindfulness entra).

Como você pôde perceber lendo o texto, o foco no seu corpo, nas sensações e no agora são fundamentais para tornar-se um líder exemplar. Vale a pena incluir a técnica de mindfull e, dessa forma, investir no seu autoconhecimento!

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso post sobre autoconhecimento e descubra o seu poder!