Entenda porque determinar metas de time e individuais na equipe

A remuneração nas empresas é um tema que segue sendo um desafio constante. Isso porque direta ou indiretamente, influencia no atingimento dos objetivos propostos pela empresa. Uma maneira muito utilizada de estipular a remuneração dos colaboradores é por meio do estabelecimento de metas de times e individuais.

Por outro lado, para que esse método funcione, é necessário que as metas sejam factíveis e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Ou seja, não devem ser fáceis, mas precisam ser possíveis de serem atingidas — caso contrário o funcionário não estará motivado a persegui-la.

Contudo, o número a se alcançar deve ser muito bem calculado para que faça sentido com a receita que a companhia precisa cumprir. Se planejadas de maneira estratégica, as metas de time e individuais podem trazer diversos benefícios. Veja abaixo 4 vantagens que separamos:

1. Conhecimento

Estabelecer metas individuais e de equipe ajudará a empresa a conhecer melhor os seus funcionários, visto que quem não cumpre metas não o faz por algum motivo. Pode ser por falta de treinamento, porque aquela função não é a mais adequada ou talvez por falta de motivação — são diversas possibilidades.

Assim, entender o motivo real proporcionará à empresa identificar quais são seus pontos fracos e tomar ações sobre eles. Além disso, com essas informações, será possível tomar decisões mais justas e concretas na hora de definir promoções, recompensas e demissões.

2. Motivação

Funcionários que têm como parte de seus salários metas individuais têm uma maior propensão a estarem motivados a produzir mais, já que dependem desse alcance para terem uma recompensa maior.

Ao mesmo tempo, metas de equipe fazem com que o colaborador esteja mais propenso e motivado a trabalhar em equipe, pensando não apenas em seus resultados, mas da companhia em geral. Dessa forma, uma empresa só tem a ganhar quando tem funcionários motivados a atingirem objetivos claros e executáveis!

3. Retenção

O valor gasto com a contratação e treinamento de um funcionário pode custar até 150% do seu salário anual. Portanto, a retenção de talentos é um tema que impacta fortemente nos gastos de uma empresa.

Colaboradores motivados não querem sair da empresa e existem diversos fatores que influenciam na retenção de funcionários, como ambiente, qualidade de vida, equipe e, é claro, a remuneração.

Assim, as metas individuais propostas devem estar diretamente relacionadas com os objetivos de desenvolvimento do colaborador. Da mesma forma, as metas de equipe devem contribuir para que ele esteja motivado a trabalhar em conjunto com outros colaboradores, o que aumentará o seu interesse em permanecer com o seu time.

4. Produtividade

Consequentemente, uma empresa que conhece seus pontos fortes e fracos, entende a importância de motivar seus funcionários e consegue mantê-los na empresa, diminuindo a rotatividade e conseguindo uma produtividade maior.

Sendo assim, os funcionários que têm metas a serem atingidas estarão mais propensos a vender mais, trabalhar de maneira mais eficaz, atender melhor seus clientes e se relacionar melhor com as suas equipes. Todos saem ganhando!

E aí, entendeu melhor as razões para utilizar metas de times e metas individuais? Se você gostou das nossas dicas, assine a nossa newsletter! Assim, você fica sempre por dentro das novidades.

E não deixe de baixar nosso e-book Guia completo: saiba fazer treinamentos na empresa. Baixe agora mesmo e otimize os processos de treinamento da sua empresa!