Saiba como melhorar o clima organizacional da empresa

O ambiente em que estamos inseridos tem uma forte influência na maneira como nos comportamos e relacionamos com as outras pessoas. Por esse motivo, a construção e manutenção do clima organizacional é um aspecto tão importante para a gestão de um negócio.

Apesar de não ser algo tangível, o clima traz resultados impactantes no cotidiano da empresa. Ele contribui para a motivação dos colaboradores, produtividade da equipe, redução dos índices de rotatividade e muito mais. Ou seja, quando o ambiente de trabalho é agradável, todo mundo sai ganhando.

E você, quer dar um up no clima organizacional da sua empresa? Continue lendo para conferir 4 dicas essenciais que ajudarão nessa missão!

1. Garanta um ambiente de trabalho adequado

O primeiro passo para tornar o trabalho mais fácil e prazeroso é cuidar da infraestrutura que a organização oferece. Por isso, disponha de um espaço com capacidade de comportar todos os profissionais e os recursos adequados para a realização de suas atividades.

Além disso, não descuide da limpeza e organização desse ambiente. Contrate uma equipe responsável por essa tarefa e conscientize seus próprios funcionários sobre a importância de manter tudo em ordem. Tudo isso sem exagerar na dose, é claro.

2. Promova o bem-estar dentro da empresa

Um bom clima organizacional valoriza a empatia e a humanização das relações de trabalho. Então, prezar pela saúde e qualidade de vida dos funcionários é indispensável. Medidas simples como permitir que os funcionários escutem músicas nos fones de ouvido durante o expediente e flexibilizar os horários podem contribuir.

Oferecer um pequeno espaço de lazer é outra recomendação, a exemplo da gigante Google, tida como a melhor empresa para se trabalhar em 2017. Algumas outras opções são a criação de programas de ginástica laboral, incentivo à prática de exercícios, projetos sociais, palestras sobre saúde etc.

3. Estabeleça metas desafiadoras, mas realistas

Trabalhar para atingir objetivos e superar desafios pode ser algo bastante motivador (ainda mais quando existem recompensas). Porém, é preciso ter cautela durante a definição dessas metas. Quando surreais e inalcançáveis, os profissionais se sentem impotentes e, consequentemente, desestimulados.

Sendo assim, analise o panorama atual da sua empresa e do mercado, para poder projetar o crescimento desejado em cima de possibilidades reais. Também é indicado reunir sua equipe e demonstrar como esses resultados podem ser alcançados.

4. Saiba agir como um líder, e não um chefe

A liderança é um dos principais elementos de um bom clima organizacional. Nesse ponto, é necessário distinguir o chefe e o líder. O primeiro impõe ordens, é autoritário e centraliza o poder. Já o segundo inspira, orienta, colabora e assume a responsabilidade junto com o time. Isto é: ao facilitar a comunicação e oferecer oportunidades de crescimento, o líder consegue engajar e motivar seus colaboradores.

Um grande exemplo disso é a Ambev, outra empresa que marca presença no ranking das melhores para se trabalhar. E caso você ache que não nasceu líder, não se preocupe! Na verdade, a liderança não é um dom inato, mas sim uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio de estudos e treinamentos.

E as dicas não param por aí! Vale lembrar que depois de colocar tudo isso em prática, é muito importante realizar uma pesquisa de clima organizacional (PCO), para colher informações de quem realmente está na linha de frente do trabalho.

Por meio de questões claras e objetivas que abrangem diferentes itens relativos ao negócio, você conseguirá identificar pontos críticos e, assim, elaborar um plano de ação para alcançar um desempenho ainda melhor.

Gostou deste artigo sobre clima organizacional? Então aproveite para acompanhar os melhores posts sobre gestão e liderança, nos seguindo nas redes sociais — estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

E não deixe de baixar nosso e-book Guia completo: saiba fazer treinamentos na empresa. Baixe agora mesmo e otimize os processos de treinamento da sua empresa!