Atualmente, ouve-se muito falar sobre liderança no meio corporativo como um aspecto fundamental para o sucesso ou fracasso de uma organização. A figura do líder surge com o objetivo de desconstruir o poder e a rigidez das hierarquias para propor um novo modelo de gestão, no qual o colaborador assume um papel de protagonista no processo produtivo e o trabalho em equipe é mais valorizado.

Dessa forma, o líder age como um facilitador nas relações de trabalho, engajando e conduzindo a equipe nas tarefas diárias. Contudo, para que a liderança tenha um papel estimulante e motivador, é preciso que o líder adote estratégias que garantam a satisfação do seu time, tornando o trabalho mais saudável e prazeroso.

Para tanto, não basta incentivar e desenvolver o trabalho em equipe, é preciso ampliar a visão, absorver ideias inovadoras e gerar um time de alta performace, ou seja, é necessário fazer uma gestão orientada a resultados e a pessoas, uma liderança com propósito.

Assim, se o objetivo da sua organização é aumentar a produtividade, conquistar novos clientes e novos mercados, expandir a área de atuação, o sucesso em cada meta vai depender do estilo de gestão adotado e de quanto a sua equipe está comprometida ou compartilha o mesmo propósito que você.

Então, se você é gestor e precisa melhorar o resultado da sua equipe, mas não sabe como fazer isso, veja aqui algumas dicas que irão te ajudar a realizar uma liderança com propósito.

Ofereça um ambiente de trabalho ideal

Você pode não acreditar, mas o ambiente de trabalho interfere diretamente do desempenho da sua equipe. Se ele é prazeroso, sua equipe irá se empenhar mais e alcançará melhores resultados.

Por isso, tente oferecer um ambiente de trabalho que corresponda às expectativas de quem faz parte dele. Proporcione boa infraestrutura, material de trabalho adequado, boa remuneração, comodidade, tranquilidade e harmonia entre a equipe.

Também invista no fortalecimento das relações de sua equipe. Crie momentos de interação, por meio de dinâmicas ou reuniões informais, amplie o espaço de convivência e torne o seu time um grupo unido e harmônico.

Liderança com propósito: aprenda a alavancar o seu time para entregar melhores resultados! - Ofereça um ambiente de trabalho ideal

Seja um exemplo para a sua equipe

Seja um líder participativo. Para ser um bom líder não basta apenas conduzir a equipe nas realizações das tarefas, é necessário participar do processo e liderar pelo exemplo. O exemplo é a melhor forma de motivar e estimular o seu time a produzir resultados melhores. Por isso, mostre-se comprometido com os seus colaboradores, seja o líder que eles precisam e, com certeza, eles irão se comprometer e darão o melhor de si.

Valorize cada membro de sua equipe

O esforço e a dedicação da sua equipe merecem reconhecimentos, seja por meio de remuneração compatível, bonificação, comissão, prêmios, promoções ou outros benefícios. O mais importante é que a sua equipe se sinta valorizada.

Investir em qualificação também é uma ótima forma de cativar a sua equipe e demonstrar a importância de cada um para o negócio. Além de possibilitar o progresso de carreira de cada profissional, a promoção de cursos e capacitação é um tipo de investimento que sempre será revertido em resultados.

Dê feedback sempre que possível

Um bom líder sabe gerar feedback construtivo e extrair o melhor de seus colaboradores. Afinal, o reconhecimento é fundamental para que a sua equipe permaneça motivada e comprometida com o projeto.

Para gerar feedbacks que tenham sentido e relevância, é muito importante estudar a equipe e todo o processo de produção para entender onde estão as falhas e os acertos.

Um erro grave e comum entre os gestores é apontar os erros sem proporcionar o apoio necessário para que as soluções sejam encontradas. Um bom feedback é aquele no qual a sua equipe é informada dos erros, mas as qualidades, acertos e soluções é que são enfatizados.

Todo profissional gosta de ser reconhecido. Então, elogie e incentive o seu time sempre que possível, de forma individual ou coletiva. Reconheça os méritos!

Liderança com propósito: aprenda a alavancar o seu time para entregar melhores resultados! - Dê feedback sempre que possível

Gostou do nosso post? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais e manter outras pessoas bem informadas também?

CTA-FLUA-1