Como se tornar um líder referência para sua equipe

Gerir uma empresa com suas oportunidades e riscos exige, de qualquer líder, inúmeras qualidades. Além de competências técnicas — como resiliência, espírito coletivo, entusiasmo, inteligência, carisma, visão, otimismo, motivação, participação, delegação de tarefas e cobrança de resultados de forma adequada — o líder precisa de algo a mais. Ele deve ser um líder referência para sua equipe.

Todo funcionário busca um modelo dentro da organização, alguém para se espelhar, e espera-se que o líder assuma esse papel. Quem está na liderança deve ter a capacidade de agregar outras pessoas aos seus ideais e influenciar positivamente a equipe — despertando o desejo de cooperação e fortalecendo a unidade do grupo.

Essa tarefa, no entanto, não é simples, mas algumas dicas podem ser eficazes para aqueles que querem se tornar referência. Leia o post a seguir e descubra qual a importância da liderança e como se tornar uma referência capaz de engajar, inspirar e coordenar uma organização. Vamos lá?

Líder — para que serve?

Em tempos de automatização e do uso de metodologias modernas de gestão, muitas pessoas até pensam que a importância do líder está caindo em desuso. Pelo contrário, a liderança genuína é cada dia mais valorizada por empresas e organizações do mundo inteiro.

Sob o seu comando estão as responsabilidades de fazer acontecer, de transformar um projeto em algum produto, serviço ou evento. O líder é o maestro de uma orquestra de profissionais. Se ele falhar, todos falham.

Quer saber mais sobre o assunto? Elencamos a seguir outras funções importantes de um líder para comprovar a sua importância:

  • motivar os colaboradores;
  • trazer harmonia para que todos trabalhem de maneira complementar;
  • evitar ou mitigar pontos de divergência na equipe;
  • inspirar pessoas e levar propósito para suas vidas.

Veja como a missão de um líder é algo complexo, difícil e que requer muita dedicação.

Como ser um líder referência para a equipe?

Sim, todos têm capacidade de se tornar um bom líder. Essa história de que apenas pessoas com talento nato podem liderar alguma organização é bobagem. Para se tornar referência é imprescindível ter, antes de tudo, muita força de vontade e dedicação para assimilar as competências essenciais.

Destacamos as principais qualidades que transformam qualquer pessoa em um bom líder, acompanhe:

Seja um exemplo

Você precisa que a sua equipe esteja mais engajada, motivada ou comprometida com um projeto? O próprio líder deve ser o primeiro a se comprometer e estar disposto a sempre buscar as melhores soluções e, assim, alcançar excelência nos resultados.

Seja ou faça aquilo que espera da sua equipe — como cumprir promessas e prazos, ser transparente, demonstrar compromisso com as pessoas e com os resultados da empresa. O exemplo cria referências concretas.

Compartilhe valores

Um líder referência possui seus próprios valores, mas também compartilha os valores da empresa. Esses valores são os princípios éticos que norteiam o dia a dia de uma organização — como integridade, comprometimento, foco no cliente, inovação e qualidade.

É dele a responsabilidade de transmitir essa visão para a equipe e engajá-la para o alcance dos objetivos e, assim, vestir a camisa da instituição. Por isso, é essencial que as suas atitudes reflitam as crenças e valores da empresa.

Comunique-se com a sua equipe

Um líder referência conversa com a sua equipe constantemente e, para tanto, é fundamental que se construa um canal aberto e transparente entre eles. Isso porque o diálogo é chave importante para a solução de qualquer problema que ameace o seu time, seja falta de motivação, sejam conflitos ou quaisquer outros. Por isso, elimine ruídos que existam na comunicação entre você e a sua equipe.

O fato é que uma comunicação eficiente é essencial para o sucesso do negócio. Esteja sempre acessível para conversar com a sua equipe e crie rituais que garantam o fluxo de informação e interação entre a liderança e o time.

Mas lembre-se: para que a comunicação seja eficaz, é necessário quebrar as barreiras, ouvir com empatia os seus colaboradores e buscar soluções. Tudo isso de forma clara, transparente e constante.

Seja congruente

A palavra parece complicada, mas o seu significado é simples. Congruência é sinônimo de conformidade, harmonia, concordância. Nesse contexto, uma comunicação de valor congruente é uma comunicação verdadeira, na qual o orador fala aquilo que realmente acredita e que realmente entende como importante para a empresa.

Congruência é sinceridade, honestidade e transparência. O bom líder tem essas qualidades e as transmite para toda a equipe, em todos os níveis da organização.

Jogue-se no walk the talk

Em bom português, walk the talk pode ser traduzido como “andar conforme se fala”. Isso significa alinhar os discursos da liderança com suas ações práticas, no dia a dia da organização. Em resumo, é liderar pelo exemplo.

Essa qualidade é vital para o sucesso de um líder. Quando a equipe percebe que a sua referência não aplica na prática aquilo que prega na teoria, há um risco muito maior de fracasso. Afinal, os funcionários vão ficar confusos sobre o que realmente é para fazer e pouco a pouco vão perdendo engajamento.

Quem gostaria de seguir um líder hipócrita? Ninguém. Por isso, se você quiser ser uma boa referência, dê o exemplo na prática. Não é o que o líder fala que inspira as pessoas, e sim como ele atua na prática, no dia a dia da organização.

Saiba inspirar e engajar

O verdadeiro líder é aquele que inspira os seus liderados a seguir determinada cultura, filosofia, modo de vida ou projeto profissional. Inspirar não é coagir nem obrigar. Inspirar é colocar no coração das pessoas um desejo genuíno. Um desejo que cresce e se converte em engajamento prático. Inspirar é conquistar corações.

Essa missão, porém, é a mais difícil de todas. Requer sensibilidade, qualidade na comunicação e sinceridade no relacionamento. Para inspirar os seus colaboradores, é necessário:

  • ter visão clara sobre o futuro;
  • saber comunicar essa visão com paixão;
  • ser grato pelo time que tem;
  • gostar de se relacionar com os seus liderados;
  • ter sempre um comportamento positivo em qualquer situação.

Os itens acima resumem bem as qualidades de um líder inspirador. Não é nada fácil, mas a capacidade de inspirar é aquela que realmente destaca-se nos principais líderes.

Liderar é uma arte que exige dispor o coração a uma missão e se dedicar ao máximo. Mas quem é líder sabe: vale muito a pena e traz resultados excelentes, tanto para os outros quanto para si mesmo.

Quer ser um líder referência para a equipe? Então, coloque todas as dicas deste artigo em prática e comece a se dedicar às pessoas. O nosso conteúdo ajudou a esclarecer as suas dúvidas? E que tal ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter e receba outras dicas e textos valiosos.

E não deixe de baixar nosso e-book Guia completo: saiba fazer treinamentos na empresa. Baixe agora mesmo e otimize os processos de treinamento da sua empresa!