A importância de investir na carreira e em si mesmo para crescer

O fato de que o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado não é novidade para ninguém. Algumas habilidades, que antes eram consideradas destaque, hoje já são vistas como básicas. Por isso, não há outra solução: investir na carreira e em si mesmo é essencial se você busca por crescimento profissional e pessoal.

Para lhe ajudar a entender a importância de investir na carreira, confira o post que preparamos e veja alguns pontos aos quais você deve atentar!

Por que investir na carreira?

Como já disse Albert Einstein: “Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o conhecimento”. Sendo assim, o mercado em que você atua pode ter encolhido, sua empresa pode estar passando por uma fase difícil, mas, aconteça o que acontecer, o conhecimento que você obteve ao longo da sua carreira sempre vai permanecer e levar você para novos caminhos.

Os motivos para investir em capacitação já são conhecidos, isto é, sabemos que é o conhecimento que vai nos trazer novas oportunidades — que poderiam não surgir até então —, maior possibilidade de empregabilidade e crescimento profissional e até mesmo ampliação de networking.

Assim, por todos esses motivos, devemos ter em mente que o gasto com capacitação e desenvolvimento é sempre um investimento, ou seja, de alguma forma, sempre vai nos trazer retorno. Contanto, é claro, que o interesse em aprender e aplicar seja legítimo.

Dessa maneira, mesmo aqueles que têm um ótimo currículo, experiências incríveis e capacitações nos diversos campos estão sujeitos a ter dificuldades para chegar na oportunidade que tanto almejam, principalmente em momentos de crise.

Assim, é preciso entender, em primeiro lugar, o que é uma boa oportunidade e como ela pode vir a surgir. Uma autoanálise é fundamental para saber onde estão as oportunidades. À medida que nos desenvolvemos como pessoa, tudo vai ficando mais nítido e, dessa forma, é possível compreender qual é a oportunidade que está surgindo.

Pode ser que esta não seja a grande oportunidade da carreira, mas, por outro lado, pode ser aquela que lhe levará, eventualmente, ao sucesso. Afinal, diariamente, são diversas as possibilidades de desenvolvimento.

A internet oferece um vasto conteúdo de aprendizado não só por meio de cursos, mas do contato com diversas culturas que podem auxiliar as pessoas com relação ao crescimento pessoal e profissional.

Além disso, não se pode esquecer da importância do planejamento da carreira. Mas de nada adianta o acesso à informação, se não se sabe onde está e para onde quer ir. Um bom planejamento é importante, e colocá-lo em ação de imediato é fundamental para conseguir êxito em qualquer âmbito da vida.

Quais são os principais problemas percebidos pelos líderes atualmente?

Entre os principais problemas encontrados pela liderança na atualidade estão a falta de engajamento da equipe, problemas de comunicação e dificuldade de mudança.

Ter uma equipe engajada é fundamental. De acordo com pesquisa realizada pela Gallup, esse é o fator que mais influencia em resultados. Isso porque o engajamento impacta diretamente na motivação dos funcionários e está ligado à felicidade no trabalho, já que 86% dos funcionários engajados afirmam estarem felizes no trabalho.

A comunicação, por outro lado, quando não é efetiva, pode ser um grande problema para a empresa. Segundo uma outra pesquisa, feita pelo Project Management Institute Brasil (PMI), de 300 grandes empresas, 76% delas dizem que a comunicação é responsável pelo grande fracasso de diversas atividades propostas.

Esses dois fatores, engajamento e comunicação caminham juntos, pois existem profissionais excepcionais que não conseguem transmitir o que estão enxergando aos seus liderados e vice-versa, afetando diretamente no engajamento.

O problema com mudanças pode ser relacionado com as visões conflitantes daqueles que estão na liderança da empresa. Pelo menos é o que diz uma pesquisa da Forbes, que sinalizou que essa foi a principal barreira considerada pela maioria (33%) dos entrevistados, seguida pela falta de recursos humanos para condizer as modificações (28%) e falta de outros recursos e investimento (25%).

Por outro lado, a mudança pode ser atrelada com a questão da sobrevivência das empresas. Muitos profissionais não aceitam modificar algo que está funcionando para tentar partir para uma novidade.

Assim, é importante ter em mente que a mudança é fundamental para sobrevivência da maioria das empresas. Isso porque quanto mais rápido as ações de renovação acontecem, melhores são as chances de se destacar no mercado.

Como investir em si e no seu trabalho?

A principal maneira de investir na carreira e obter resultados que sejam, de fato, expressivos, é por meio de treinamentos e capacitações, os quais podem ser feitos de diversas maneiras, como por meio de workshops, cursos de curto a longo prazo etc.

Por mais que uma empresa esteja obtendo resultados expressivos, se não tiver a preocupação de desenvolver seus colaboradores, eventualmente, corre o risco de ficar estagnada no mercado e enfrentar problemas em diferentes níveis.

Entretanto, treinamentos por si só podem não bastar. Assim, eles podem ser eficientes, desde que as lideranças saibam onde estão as fraquezas de sua equipe para direcionar bem cada membro ao treinamento ou capacitação que agregará mais valor ao dia a dia do liderado.

Além disso, é preciso que o liderado escolhido para o treinamento queira participar do desenvolvimento que está sendo ofertado.

Como perceber os benefícios de investir na carreira?

Os benefícios são percebidos rapidamente, contanto que sejam utilizados na prática. Se houver um reconhecimento do que é preciso fazer para melhorar tanto profissionalmente quanto pessoalmente, é muito importante colocar em prática de imediato os novos aprendizados para consolidar o conhecimento adquirido durante o treinamento e capacitação. Com acréscimo da disciplina, os benefícios serão maiores ao longo do tempo.

Por fim, é importante encontrar uma forma de desenvolver. Caso tenha dificuldade sobre por onde começar, busque ajuda profissional. Uma indicação interessante para as pessoas que estão “fora do seu eixo” é o curso Flua, da Jazzer, que oferece ferramentas muito interessantes para desenvolvimento pessoal.

A Jazzer é uma empresa especializada em desenvolver competências e valores para lideranças. Nós ajudamos as organizações a alcançarem resultados por meio da ação consciente dos líderes.

Quer saber mais sobre como investir na carreira e desenvolver as habilidades e competências necessárias com treinamentos? Então entre em contato conosco!