Saiba porque investir em um treinamento personalizado para sua empresa

Treinar e desenvolver equipes e funcionários é o diferencial das empresas que obtêm resultados. Não por acaso, há uma forte demanda das organizações por esse tipo de solução, sobretudo, para se destacarem em mercados extremamente competitivos. No entanto, boa parte das soluções existentes no mercado é padronizada, enquanto os negócios demandam treinamento personalizado.

Treinamentos não são apenas palestras motivacionais para arejar o cotidiano puxado do trabalho. São processos pedagógicos definidos com um determinado propósito, focados no desenvolvimento das equipes de acordo com as necessidades da empresa.

Esses processos devem estar atrelados a resultados concretos e mensuráveis. As alternativas mais comuns do mercado envolvem treinamentos de prateleira automatizados e rígidos. Alguns, inclusive, sem o mínimo de contato humano.

Mas existem fundamentos científicos que comprovam a eficácia do treinamento personalizado baseado em design learning. Para os negócios, essa eficácia se traduz em maior produtividade e retorno sobre o investimento. Para entender o que é por que vale a pena investir em treinamentos personalizados, acompanhe os próximos tópicos. Vamos lá?

Afinal, o que é um treinamento personalizado?

Trata-se de uma abordagem de treinamentos corporativos focada na comunicação e no aprendizado. Customizados e adaptados de acordo com as necessidades do negócio, os treinamentos personalizados buscam entender as demandas dos clientes e adequar os programas, enquanto a maior parte das ofertas de treinamento disponíveis no mercado tem conteúdo e carga horária predefinidos.

Vale lembrar, porém, que, assim como as pessoas, as empresas são diferentes umas das outras. Mesmo quando atuam como concorrentes em um mesmo mercado, a cultura organizacional, estilo de trabalho, processos e equipes são diferentes, assim como os problemas e desafios.

Design-based learning

O treinamento personalizado se baseia na metodologia do design-based learning, estilo de aprendizado que foca o desenvolvimento com um propósito. Além de conseguir desenvolver as habilidades psicológicas dos funcionários, o treinamento personalizado trabalha exatamente com foco no que a empresa precisa desenvolver.

O design-based learning tem resultados comprovados. Junto a 1053 estudantes de 46 turmas de ciências, uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh (EUA) dividiu os alunos em dois grandes grupos. Cada um deveria desenvolver um sistema de alarmes elétricos com o propósito de melhorar o aprendizado básico de engenharia.

O primeiro grupo se baseou no método tradicional de aprendizado, enquanto no segundo, os professores usaram a abordagem design-based learning. Os resultados mostraram que o segundo grupo demonstrou performance superior em termos de engajamento, ganhos de conhecimento e compreensão de conceitos científicos.

Por que vale a pena investir em um treinamento personalizado?

Os treinamentos são adaptados e únicos

O conteúdo e o cronograma do treinamento são adaptados à dinâmica e ao perfil do grupo. Assim, a abordagem, a linguagem e a metodologia a serem utilizadas devem se adequar ao público que receberá o treinamento, que também tem a liberdade de estabelecer as diretrizes durante o processo.

Funcionários tímidos, por exemplo, tendem a se fechar mais se o treinamento exige exposição. Gerentes e executivos com tempo de casa têm familiaridade com termos técnicos ou específicos do que empregados juniores. Da mesma forma, empresas com 50 anos de história têm uma cultura diferente de uma startup. Uma empresa especializada deve ter sensibilidade para diferenciar essas realidades e adaptar o treinamento.

Os treinamentos podem abordar uma dimensão individual

Apesar de os treinamentos serem em grupo, as sessões também podem contemplar ações e medidas de caráter individual para cada colaborador. O instrutor encarregado pode realizar acompanhamentos e coaching conforme os perfis do negócio e dos funcionários.

O conteúdo é mais focado e completo

Por trabalhar exatamente onde a empresa sente necessidade, o treinamento personalizado tende a garantir um melhor aproveitamento do conteúdo ministrado. Dessa maneira, é possível trabalhar vivências reais e desenvolver as competências de maneira rápida e eficaz. Metaforicamente, é como uma roupa desenhada por um alfaiate sob medida: o caimento, o corte e o estilo ficam ao gosto do cliente.

A performance das equipes e da empresa têm uma melhora sensível

Como resultado, as equipes se tornam mais engajadas, focadas no trabalho e dotadas de um propósito. A empresa, por sua vez, consegue desempenhar sua missão com menos embaraços em sua cultura interna, de maneira produtiva e eficaz. Tudo isso se reflete em aumento nas vendas dos produtos e serviços, ou seja, não é apenas uma melhoria teórica. Quando bem planejados, os treinamentos personalizados têm um ótimo retorno sobre o investimento (ROI).

No entanto, para que o objetivo seja atingido ou superado, deve haver um alinhamento entre a equipe responsável pelo treinamento e a direção da empresa. A equipe consultora precisa ter acesso à organização e às ferramentas necessárias para desenvolver o trabalho.

Além disso, o envolvimento entre empresa e cliente tem que ser o maior possível, e não deve ficar restrito apenas aos representantes do RH. Se esses critérios forem satisfeitos, o treinamento tem tudo para ser bem-sucedido.

Como é montado esse treinamento?

O design-based learning tem uma metodologia própria para o desenvolvimento de práticas pedagógicas: o modelo ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação). O treinamento personalizado se baseia nessa modelagem para desenvolver soluções customizadas e obter o melhor desempenho possível. Confira abaixo as etapas:

Definição

Antes de iniciar o treinamento, a consultoria e o cliente formalizam um briefing que orientará o desenho de todo o processo. Essa etapa é necessária para entender o cenário da empresa e suas necessidades: quais habilidades devem ser desenvolvidas? Como isso pode ser feito? Quem deve trabalhar tais competências? Qual é o nível de maturidade do grupo?

Desenho

A empresa consultora desenvolve o programa ideal de acordo com os parâmetros definidos na etapa anterior. O conteúdo do treinamento é criado de acordo com a dinâmica e o perfil do público. A abordagem durante o treinamento e a linguagem mais apropriada também são definidas nessa etapa.

Aplicação

O planejamento é posto em prática de acordo com o programa predefinido. Durante essa etapa, é importante manter o alinhamento com a empresa consultora para evitar imprevistos que possam comprometer o desenvolvimento do grupo.

Acompanhamento

O acompanhamento é feito de duas formas: durante a realização de cada estágio do treinamento e após o processo, para saber se os objetivos iniciais foram alcançados.

O treinamento personalizado é uma solução útil tanto para empresas que precisam treinar equipes que mantêm contato direto com os clientes quanto para times gerenciais ou executivos que necessitam de uma abordagem especializada.

É um tipo de capacitação mais focada e direcionada a objetivos do que os treinamentos padronizados do mercado, portanto oferece um maior retorno sobre o investimento. No entanto, para que as metas sejam alcançadas, deve existir um alinhamento entre a empresa consultora e a empresa cliente.

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