Interação entre equipes na empresa: entenda a importância

No ambiente corporativo, muitas vezes, é comum que existam conflitos entre as diferentes áreas — e isso costuma ocorrer porque essas equipes têm diferentes objetivos a atingir.

Um exemplo que é clássico: marketing costuma ter conflito com vendas por acreditar que as conversões baixaram por que a força de vendas não soube executar seu trabalho. Já esta última defende que marketing não entende a realidade dos clientes e suas ações não fazem sentido.

Mesmo dentro de uma mesma área, vemos que os conflitos podem ser tão recorrentes quanto: vendedores de um determinado produto que não atingiram suas metas alegam que para a outra equipe foi possível porque seus produtos são mais fáceis de vender e as cotas não são justas.

Enfim, as diferentes metas da organização, bem como falta de conhecimento do trabalho das diferentes áreas, afeta muito nos resultados e tudo isso costuma ocorrer por um motivo específico: a falta de interação entre equipes.

Pensando isso, separamos abaixo alguns pontos para que você entenda a importância dessa interação existir na sua empresa. Acompanhe!

Melhora a comunicação

Desenvolver uma boa comunicação é essencial para que haja interação entre equipes. Mais do que apenas fazer reuniões semanais, os times precisam interagir constantemente. Para isso, muitas empresas utilizam softwares colaborativos, como o Skype for Business, Google Hangouts etc. Segundo a McKinsey, essa ação impacta em um aumento de 25% na produtividade!

Em uma empresa em que os funcionários têm uma melhor comunicação, os objetivos são mais facilmente atingidos, já que são de fato melhor compreendidos e comunicados internamente.

Mantém a motivação

A integração entre equipes ajuda a manter a motivação dos funcionários, já que os conflitos pela falta de comunicação são reduzidos. Consequentemente, funcionários mais motivados, impactam em uma empresa com menor absenteísmo e rotatividade, visto que os colaboradores se sentem mais satisfeitos com as atividades em equipe que devem realizar.

Além disso, equipes motivadas tendem a se fortalecer em vez de se desfazer. Quando o colaborador tem um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor, é mais difícil que ele queira buscar oportunidades fora, já que um dia a dia com menor estresse e maior colaboração combina com uma jornada mais prazerosa.

Aumenta a produtividade

Tudo isso gera, é claro, um impacto na produtividade dos funcionários. De acordo com uma pesquisa promovida pela revista Deskmag, 62% das pessoas disseram que tiveram uma produtividade maior trabalhando em um ambiente mais colaborativo e integrado.

E não foi só isso: 90% — isto é, quase todos —, concordaram que se sentem mais confiantes quando estão em um ambiente integrado. Além disso, 71% disseram que, em um ambiente com estas características, tornam-se mais criativos.

No final das contas, é importante que os colaboradores se sintam como membros de uma grande equipe de trabalho e saibam que, juntos, seus esforços vão conduzir o bem-estar da companhia e, assim, gerar benefícios a todos.

Se você entendeu a importância dos pontos descritos, deve saber que um bom clima organizacional é fundamental para incentivar a interação entre equipes, certo? Que tal, então, ler um pouco sobre como melhorar esse aspecto da sua empresa?

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