Você já pensou em utilizar o gamification nos seus treinamentos? A gameficação de atividades está tomando conta do ambiente corporativo, tanto pelos ganhos de produtividade quanto pelo aumento de engajamento.

Nos treinamentos, essa estratégia tem um grande potencial. Quer saber o motivo? Então veja o post abaixo!

O que é gamification?

A gameficação, ou gamification, é um processo de gestão em que aspectos comuns em jogos são levados a ambientes fora dos jogos para estimular pessoas. Em aplicativos, por exemplo, ela auxilia na fidelização do usuário: com pequenos incentivos, o desenvolvedor estimula o usuário a executar atividades diárias na aplicação.

No ambiente corporativo, a gameficação é adotada para estimular profissionais. Isso pode incluir um placar, com os times que mais pontuaram, ou mesmo um sistema de metas para a avaliação individual de cada profissional.

Quais as vantagens do gamification?

Aplicado a treinamentos, o gamification tem muitas vantagens. Em conjunto, elas tornam a aplicação de novos conhecimentos mais prática e ágil. Entre os benefícios dessa abordagem, podemos apontar:

  1. fácil compreensão dos colaboradores: o gamification utiliza metas simples para orientar os profissionais. Assim, todos podem se planejar da melhor forma possível para atingir os seus objetivos;
  2. construção de um ambiente mais agradável: em um ambiente gameficado, a pressão para atingir resultados cai. A aprendizagem torna-se mais lúdica e, com isso, mais pessoas são estimuladas.
  3. maior engajamento dos colaboradores: o gamification amplia o nível de engajamento profissional. Todos buscarão melhores resultados em um ambiente de alta competitividade ao saber que os que se destacarem terão um maior reconhecimento pelo seu mérito.

Como aplicar o gamefication no ambiente corporativo?

Para aplicar o gamification em seus treinamentos, alguns passos simples podem ser seguidos. Veja abaixo alguns pontos importantes para utilizar essa estratégia!

Tenha metas relevantes

Boas metas são aquelas que se alinham com as demandas dos usuários e o seu perfil de trabalho. Portanto, sempre foque em criar metas que sejam relevantes para os objetivos do seu treinamento. Assim, será mais fácil engajar profissionais e garantir que problemas sejam mais identificáveis.

Sempre realize feedbacks

Em um ambiente gameficado, algumas pessoas podem ter com dificuldades para atingir as suas metas. Portanto, trabalhe para distribuir feedbacks sempre que esse cenário ocorrer. Assim, o profissional poderá evitar a continuidade de más práticas.

Invista em recompensas

Um dos principais pontos da gameficação é o uso de recompensas. Portanto, sempre que alguém atingir um objetivo, distribua algum tipo de prêmio. Dessa forma, mais pessoas estarão motivadas a executar o seu trabalho da melhor forma possível.

Os treinamentos são um momento importante para o negócio. Por meio deles, colaboradores conseguem atualizar as suas habilidades e aprender novas formas de executar uma rotina.

Com o apoio do gamification, a companhia pode manter os seus profissionais mais engajados. O incentivo pela busca por novos conhecimentos será maior e, com isso, a empresa terá menos dificuldades para alinhar habilidades. Dessa forma, o retorno com os treinamentos será muito maior.

O gamification também pode ser aplicado em outros ambientes. Veja como utilizar essa estratégia para aumentar a sua produtividade no nosso blog!