Engajamento de equipe: como obtê-lo com mudanças de comportamentos organizacionais?

A produtividade das empresas está diretamente relacionada ao engajamento de equipe. Sendo assim, quanto maior é a motivação dos colaboradores, mais elevada apresenta-se a rentabilidade final dos negócios.

No entanto, a adoção de práticas motivacionais por líderes e gestores precisa estar embasada no entendimento integral sobre a cultura organizacional na qual os colaboradores estão inseridos. Por isso, os denominados comportamentos organizacionais tornam-se aspectos cruciais para a motivação dos funcionários.

Quer entender mais sobre esses comportamentos, quais são seus impactos nas empresas e dicas de como utilizá-los para aumentar o engajamento de equipe? Então, continue conosco neste post!

Entenda mais sobre como o comportamento organizacional impacta as empresas

Em linhas gerais, o termo comportamento organizacional engloba as medidas e as práticas que visam acompanhar e influenciar o comportamento dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, tanto no nível individual quanto no coletivo. Assim, o objetivo central da temática é que, após certo período de adaptação, todos os funcionários atuem de acordo com os princípios e os valores organizacionais.

Desse modo, empresas com valores e premissas amparados na transparência e no trabalho em equipe, por exemplo, naturalmente encorajam seus colaboradores a agir nesses termos no dia a dia. Por outro lado, a competição e o individualismo são desincentivados por essas companhias.

Usualmente, os reflexos variam conforme o que sócios e líderes das empresas têm definido como comportamento coletivo básico esperado. No entanto, a ideia central é que os comportamentos sejam enraizados de modo a aumentar a produtividade, a qualidade da produção e a lucratividade.

Confira algumas dicas para obter um engajamento de equipe mais eficiente

Como visto, a interação e a forma de trabalho entre equipes oscilam de acordo com as posturas e as medidas adotadas e incentivadas pelos gestores.

Da mesma forma que superiores conseguem engajar seus colaboradores a vestir a camisa da empresa e dar o melhor de si, eles também podem desencadear uma série de desmotivações, significativas quedas produtivas e altos índices de rotatividade.

Para evitar esses cenários negativos, a seguir, confira algumas dicas valiosas de como potencializar o engajamento de equipe!

Desenvolva políticas de comunicação com diplomacia

Não é preciso discorrer muito sobre a importância das relações no ambiente de trabalho estarem respaldadas no princípio da boa vizinhança. Nesse sentido, educação e empatia devem fazer parte da rotina diária das organizações, sendo as condutas agressivas ou indelicadas veementemente repreendidas.

Invista em integração entre equipes

O combate à competição nociva e o incentivo à interação entre as equipes são outras medidas comportamentais que podem facilitar o engajamento. Isso porque, instaurado o bem-estar geral dentro da companhia, as posturas de inclusão e interação entre colaboradores tornam-se praxe no trabalho cotidiano — o que influencia os funcionários a ficar mais felizes e motivados.

Disponibilize oportunidades de crescimento

Por fim, é importante que líderes e gestores definam planos de carreira e políticas pertinentes ao crescimento profissional dos colaboradores dentro das empresas, garantindo a motivação no decorrer dos anos de trabalho.

O motivo é simples: promoções e aumentos salariais notoriamente incentivam-nos a dar o melhor de si, na medida em que eles sabem que a estagnação estará diretamente relacionada ao seu desempenho no trabalho, seja para o bem ou para o mal.

O comportamento organizacional pode ser planejado e adotado conforme os objetivos de qualquer espécie de empresa. No entanto, é importante que líderes entendam qual é o tipo de comportamento predominante no seu cenário corporativo, para que boas condutas e hábitos saudáveis sejam enraizados com base nos preceitos empresariais mais adequados para a sua situação.

Portanto, com essas dicas, gestores são incentivados a aplicar ações e políticas de comportamento organizacional para o engajamento dos colaboradores na entrega de melhores resultados. No entanto, lembre-se: os objetivos, as missões e os valores devem ser claramente entendidos para que colaboradores e empresa estejam em harmonia.

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