O desenvolvimento de líderes é um ponto crucial para empresas que querem se manter saudáveis, competitivas e bem-sucedidas. Quando a organização conta com lideranças excelentes que executam a gestão com maestria, as operações são engajadas, o clima é estimulante e consequentemente os resultados aparecem.

Pensando no que pode ser uma pedra no meio desse caminho de sucesso, fizemos este conteúdo com os 5 maiores desafios para o desenvolvimento de líderes para que você possa superá-los. Quer saber quais são? Descubra a seguir!

1. Falta de aperfeiçoamento da liderança

Quais são os pontos fundamentais para ser um líder inspirador e bem-sucedido? Características como autoconfiança, responsabilidade, empatia, inovação, entre tantas outras, devem ser colocadas em pauta. Analise a si mesmo tanto a partir dos resultados obtidos pela sua equipe quanto por suas sensações. Então,

  • liste o que pode ser melhorado;
  • crie objetivos maiores;
  • desmembre as ações em outras menores em função do tempo (ou seja, estabeleça o que precisa ser feito e em qual prazo); e
  • crie um passo a passo de atitudes que levarão você para o seu propósito.

Embora algumas pessoas carreguem naturalmente o “perfil de liderança”, se engana quem pensa que esse aspecto não pode ser trabalhado. Assim como a gestão, a liderança também deve ser aprimorada.

2. Estagnação dos conhecimentos técnicos

O desenvolvimento de líderes também tem a ver com o seu desempenho enquanto gestor. Por ser uma gestão de pessoas, de equipes e também dos recursos e processos para alcançar as metas, os conhecimentos acerca do gerenciamento e de técnicas que envolvam a área é primordial.

Ainda que você seja um grande líder, fica muito mais complicado acompanhar funções e procedimentos que você desconhece totalmente. Por isso, é importante estar atento às atribuições do seu cargo, dominando também o mapeamento dos processos, fixos e fluxos de sua atuação, para tomar boas decisões.

3. Dificuldade de comunicação

Você é um excelente gestor, tem ideias ótimas, tanto no que diz respeito à equipe quanto às ações, mas simplesmente não consegue colocar isso para fora? Aqui temos um problema. Muito da qualidade da liderança e da gestão se perde quando a comunicação não é eficiente.

Justamente por isso o feedback aparece mais como vilão, nos times de trabalho, do que como agente positivo de mudança. Para saber se você está se comunicando bem, é preciso estar atento à mensagem que é passada: ela alcança os objetivos que você pretendia? Alguém entendeu errado? Se sim, por quê? Planeje suas falas e reveja suas posturas!

4. Bloqueio na delegação de tarefas

Essa situação é muito comum. O líder domina todas as tarefas e não consegue distribuí-las para a equipe. É o caso de quem recebe um cargo mais alto, mas está sempre ligado à operação, controlando tudo ativamente por estar executando as funções dos colaboradores.

Essa sobrecarga é muito negativa, porque a liderança perde tempo com atividades que são de responsabilidade de outras pessoas e não foca na estratégia e, de fato, na gestão e melhoria das relações e condições de trabalho para o time.

5. Complexidade para encontrar talentos

A dificuldade na busca e no desenvolvimento de talentos é um desafio muito grande. Muitas vezes, as pessoas que poderiam estar buscando esses indivíduos estão tão perdidas em um dos itens que citamos acima que não conseguem ter tempo, energia ou fundamento para encontrá-los.

No desenvolvimento de líderes, achar talentos é essencial e ter recursos para retê-los é ainda mais importante. Para conseguir descobrir os talentos, é preciso que a equipe trabalhe com sinergia e autonomia. Se o chefe centraliza as tarefas e dá regras e condições limitantes, eles nunca vão surgir.

Agora que você conhece os desafios a serem superados para o desenvolvimento de líderes já pode enfrentar o inimigo e alcançar o sucesso desejado.

Para ter acesso a mais dicas como essas, assine agora mesmo nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.