Cultura organizacional de conteúdo: o que é e como implementar na sua empresa?

De modo geral, a construção e a manutenção da cultura organizacional de conteúdo de qualquer tipo de negócio estão condicionadas a uma série de medidas e ações inicialmente promovidas pelos sócios e gestores. Isso com o objetivo principal de que seja alcançado o alinhamento das equipes sobre toda a linha de produção — o que, necessariamente, reflete em melhores resultados na empresa.

Quer saber tudo sobre cultura organizacional e como implementá-la na sua empresa? Continue lendo este texto!

O que é e qual a importância da cultura organizacional?

A cultura empresarial pode ser conceituada como o conjunto de costumes e hábitos adotados uniformemente pelos colaboradores na empresa. Naturalmente, ela não pode ser imposta e deve ser inserida gradativamente no dia a dia da empresa.

Assim, desde o primeiro dia de funcionamento da empresa, a cultura se consolida por meio de incentivos à adoção de valores corporativos básicos pelos funcionários, influenciando-os no modo como realizam e cumprem suas tarefas, regras e condutas.

Por esse motivo, cabe aos sócios, antes de mais nada, compreender a identidade de suas empresas (proposta de valor, missão, princípios etc.). Isso auxilia na definição de quais serão os hábitos e costumes intencionalmente implantados com o objetivo final de influenciar positivamente os resultados da empresa.

Por exemplo: muitas vezes a cultura que mais se encaixa a certos tipos de negócio está baseada nos preceitos da inovação e criatividade. Nesse caso, uma medida interessante seria incentivar seus funcionários no exercício das funções com maior autonomia e apoio subsidiário, sem a existência de muitas limitações e regras a serem seguidas.

No entanto, independentemente do modelo cultural adotado, uma das recomendações mais eficazes para a garantir o alinhamento entre as equipes tem sido a implantação da prática da escrita por seus colaboradores sobre os processos em que estejam inseridos, erros constatados e aprendizados.

Afinal, essas descrições ampliam o entendimento integral dos processos de produção e venda nas empresas pelos gestores mediante a análise e consideração desses pontos de vista.

Como implementar a cultura organizacional na sua empresa?

É muito importante que algumas medidas sejam corretamente aplicadas para que o hábito da escrita e dos feedbacks, visto como ferramenta potenciadora da produtividade, seja enraizado na cultura organizacional.

Isso porque as empresas que prezam pela escuta de todos os envolvidos no processo produtivo conseguem elastecer seus dados estatísticos e ferramentas de base à elaboração e execução de soluções mais eficazes para o negócio. Assim, confira nossas dicas de como implantá-la!

Tenha atenção ao processo de recrutamento

Antes mesmo dos futuros colaboradores serem admitidos, sócios e recrutadores devem esclarecer quais são os objetivos, valores e princípios norteadores da organização.

Isso facilita, até mesmo, o processo de identificação de quais candidatos se enquadram no perfil de interesse da empresa. Como consequência desse entendimento integral pelos novos colaboradores sobre a cultura corporativa, o processo de adaptação, mediante palestras e treinamentos, se procede de modo mais orgânico e ágil.

Crie canais de incentivo à escrita

A criação de canais focados na obtenção de informações pertinentes aos processos produtivos da empresa é indispensável, já que os feedbacks e observações podem ser utilizados em prol de melhorias.

Por isso, a concessão de formulários, a definição clara dos funcionários responsáveis pelo recebimento e análise dessas informações e o agendamento de reuniões pautadas na discussão, em conjunto com soluções pertinentes a problemas levantados pelas equipes são algumas formas de fortalecer essa cultura.

Aprimore a comunicação interna

Muitas empresas desconsideram a necessidade de estabelecer uma comunicação interna sólida e clara na empresa. Todavia, a atenção sobre esse elo comunicador entre as equipes se faz necessária. Afinal, somente a partir disso, todos estarão cientes sobre as atividades e posturas coletivas a serem adotadas à absorção do hábito da escrita e dos feedbacks.

Assim, por meio dessas dicas, a implantação de uma cultura organizacional forte e a abertura para proposta de sugestões dos colaboradores tornam-se viáveis. Dessa forma, a prática conseguirá influenciar na redução e eliminação de falhas e gargalos presentes no processo.

Quer entender mais sobre a cultura organizacional e gestão de pessoas no ramo corporativo? Então, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Twitter!