Você tem o que é necessário para conseguir se destacar profissionalmente?

Todos os profissionais têm um objetivo em comum: serem reconhecidos no mercado de trabalho. Entretanto, o reconhecimento só chega para aqueles que se destacam entre os concorrentes. E a disputa está cada vez mais acirrada! Por isso, se você quer se destacar profissionalmente, precisa oferecer um diferencial.

Mais do que habilidades técnicas, crescer profissionalmente requer muito empenho, dedicação e planejamento. Se você quer saber o que fazer para se destacar profissionalmente, acompanhe este post!

Cuide do seu marketing pessoal

Não basta ser um excelente profissional, é preciso saber “vender o seu peixe”. Afinal, a sua imagem é o seu cartão de visitas. Por isso, preocupe-se sempre em deixar uma boa impressão.

Vista-se bem, saiba se expressar e se posicionar de forma eficaz, tenha boas relações, seja proativo e seja visto. Um bom marketing pessoal é chave para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

Também é extremamente importante evitar comportamentos negativos — como chegar atrasado, fofocar, ter aparência desleixada ou apática, fazer brincadeira de mau gosto, mostrar descaso, além de ter falta de compromisso ou comprometimento.

Por menor que seja, qualquer comportamento negativo pode prejudicar a sua reputação e impedir o seu crescimento dentro da organização. Por isso, cuide da sua imagem profissional e seja mais valorizado pela empresa.

O seu marketing pessoal deve existir além do seu próprio ambiente de trabalho. Com isso em mente, invista em perfis profissionais em redes sociais como o LinkedIn, completando todo o seu perfil e adicionando outros profissionais que estejam alinhados com os seus interesses.

Comunique-se adequadamente

Hoje, a comunicação é uma habilidade imprescindível para o profissional que quer sobressair no mercado de trabalho. Isso porque um comunicador que transmite os seus conhecimentos com eficácia se faz entender com clareza, evitando que uma falha na comunicação prejudique o trabalho da equipe.

Além disso, saber comunicar-se adequadamente também contribui para a criação de um bom networking, além de ajudá-lo a se expressar de maneira mais efetiva — compreendendo e fazendo-se compreender. Para tanto, aprenda a ouvir, escrever e entender as pessoas.

Se você tem dificuldade em se comunicar de maneira clara ou não se sente confortável ao falar em público, uma dica é procurar um fonoaudiólogo. Esse profissional o ajudará a se comunicar de forma mais adequada, melhorando sua pronúncia e tom de voz, por exemplo.

Outra coisa que você pode fazer para se destacar profissionalmente é fazer um curso para desenvolver habilidades de falar em público, no qual você vai evoluir, aperfeiçoar e valorizar a sua comunicação oral — contribuindo para que você consiga se comunicar bem em público e cative a audiência.

Mantenha-se atualizado

O mercado de trabalho muda frequentemente: a maneira como são solucionados os problemas e realizados processos hoje já não é a mesma de cinco anos atrás, por exemplo. Para transpor essas transformações, é necessário manter-se atualizado, estando sempre disposto a adquirir novos conhecimentos e técnicas.

Participe de palestras, treinamentos, congressos, workshops e, se necessário, invista também em cursos de pós-graduação, MBA ou mestrado. As pessoas sempre valorizarão aquele profissional que tem sede de conhecimento.

Por isso, aprofunde o seu know-how e saia na frente dos seus concorrentes. Quanto mais habilidade você tiver, melhores serão as suas chances de oferecer soluções eficazes para a empresa em que trabalha.

Contudo, lembre-se: não queira apenas fazer novos cursos para exibir seus certificados. O que realmente importa é o conhecimento adquirido e a forma como você consegue aplicá-lo no seu dia a dia — isso se você quiser, de fato, se destacar profissionalmente, é claro!

Faça um planejamento estratégico, organize-se

Além do conhecimento técnico, é preciso saber administrar o seu tempo e a sua produtividade. O profissional que organiza o seu tempo consegue produzir mais e com maior qualidade.

Essas duas habilidades são essenciais para o profissional que busca se destacar, pois o ajuda a otimizar os processos, delegar tarefas e a priorizar trabalhos, garantindo o cumprimento de prazos e a qualidade do serviço.

Portanto, mantenha sempre uma agenda de compromissos e horários e, acima de tudo, cumpra-os com rigidez. Apresente-se como o profissional completo que as empresas procuram.

Profissionais organizados conseguem ser mais focados, tendo mais propensão a atingir as metas traçadas em seus planos, o que os leva, consequentemente, a se destacarem profissionalmente.

Seja um líder

Muito se fala hoje sobre a diferença entre ser um líder ou um chefe. Enquanto um chefe é aquele que tem a característica de delegar tarefas — normalmente com um perfil mais autoritário e distante dos seus subordinados —, o líder é aquele que preza pelo desenvolvimento da sua equipe, que se preocupa em sempre mantê-la motivada para conseguir atingir seus objetivos.

Uma má gestão leva a maus resultados para a empresa. O profissional que não atenta às insatisfações, motivações, pontos fortes, fracos e peculiaridades de cada funcionário pode contribuir para que haja uma rotatividade maior na empresa, clientes insatisfeitos ou perda de produtividade — o que gera custos para a empresa.

Portanto, busque compreender as necessidades de seus funcionários, traçando metas e objetivos que estejam de acordo com o que eles buscam para o seu crescimento profissional dentro da empresa. Bons líderes criam novos líderes, desenvolvem seus liderados e, assim, conseguem se destacar profissionalmente.

Saia da sua zona de conforto

Muitas pessoas permanecem na mesma área durante muitos anos porque acreditam que estão com estabilidade na empresa. Porém, se você já aprendeu tudo o que tinha para aprender nessa função, mudar de área ou cargo, assumindo novas responsabilidades e desafios pode contribuir para você se destacar profissionalmente.

Por outro lado, permanecer no mesmo cargo por muito tempo pode contribuir para que você tome decisões ultrapassadas, além de deixar de buscar novos conhecimentos por acreditar já saber tudo sobre a sua especialidade, assim como deixar de estabelecer novos relacionamentos.

Contudo, hoje vivemos em um ambiente organizacional extremamente dinâmico e as empresas precisam se reinventar para estarem à frente da concorrência. Para isso, é preciso ter pessoas motivadas, com novas ideias e pontos de vistas que tragam bons resultados, a fim de se destacarem no mercado.

Por isso, arrisque-se e não caia no comodismo! Profissionais que estão dispostos a encarar novos desafios são bem-vistos pelos líderes das organizações e conseguem se destacar profissionalmente frente aos outros.

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