Como lidar com conflitos entre funcionários do time? Veja aqui!

É papel de todo líder estar atento a detalhes que podem gerar conflitos entre funcionários, o que pode comprometer, de forma significativa, os resultados do negócio.

Esses conflitos podem ocorrer por conta de vários motivos, e é preciso estar atento para identificá-los e fazer as intervenções necessárias com o objetivo de manter o bom andamento das atividades na empresa.

Mas afinal, como lidar com conflitos entre funcionários do time? Veja a seguir!

Qual o papel da empresa e da liderança?

Para evitar conflitos na empresa, um bom caminho é a criação de um clima organizacional positivo. Para isso, flexibilidade e liberdade de atuação com responsabilidade são alguns fatores que devem ser desenvolvidos com a equipe. Dessa forma, o clima também reflete o comportamento e o estilo da liderança.

Cabe ao líder desenvolver continuamente condutas alinhadas com a boa convivência, como o respeito, a tolerância e a empatia.

Para tanto, as prioridades devem ser a criação de ações que sejam capazes de despertar no time o sentimento de coletividade, diálogo, confiança e respostas em um processo de entendimento e apreensão das questões pessoais e profissionais de cada colaborador.

Como identificar conflito entre funcionários?

Observe o tom de voz dos colaboradores, a feição e a maneira como se olham. Fique atento também às conversas paralelas entre grupos de funcionários, à expressão verbal e corporal entre eles.

Esses são sinais importantes que podem revelar que existe algum desentendimento no ambiente de trabalho que pode prejudicar o andamento dos trabalhos.

Como incentivar uma boa convivência?

Uma comunicação adequada, cuidados com a linguagem, e evitar retaliação são algumas atitudes de fundamental importância para desenvolver a aptidões de compreensão entre os funcionários. Criar uma atmosfera de gratidão também possui um efeito positivo no desempenho do time.

Tudo isso é muito importante porque, quando as pessoas se sentem pertencentes a uma equipe e têm as suas necessidades atendidas, elas tendem a se sentirem mais seguras, o que reduz o risco de conflitos e contribui para o aumento da produtividade.

Como gerenciar os conflitos?

Se mesmo com todo o seu esforço, os conflitos forem inevitáveis, duas ações são essenciais para gerenciá-los. Acompanhe!

Desenvolva uma comunicação positiva

Apoie sua comunicação em feedbacks positivos. Faça isso adotando uma forma de comunicação que minimize expressões negativas e críticas. Conduza os processos com expressões de apoio, demonstre a empatia e seja sincero.

Os feedbacks positivos funcionam como uma comunicação de suporte, sobretudo quando você necessita fazer ações corretivas. Para tanto, aposte em uma comunicação descritiva, ou seja, relate os fatos, em vez de avaliá-los.

A comunicação avaliativa é a que julga a pessoa ou o seu comportamento. Evite a todo custo usar expressões como “você é o culpado” ou “você está errado”.

Isso despertará no seu colaborador comportamentos defensivos, sentimentos de desvalorização e resistência, o que pode colocar em cheque seu relacionamento com ele e com todo o time.

Descreva de forma objetiva as consequências do comportamento

É muito importante relatar os comportamentos e consequências dos atos sem acusações. Procure propor um diálogo para resolver as questões entre os funcionários e não criticar as pessoas.

Isso ajuda os seus colaboradores a participarem da solução, sem que eles se sintam criticados. Para tanto, descreva de forma objetiva as questões que envolveram o conflito e seja um conciliador.

Como evitar conflitos?

Separamos para você algumas dicas de como evitar conflitos entre funcionários do time. Acompanhe!

Dê fim às fofocas

Poucas coisas são tão prejudiciais para o clima organizacional do que a fofoca. Esse é um mal terrível e precisa ser combatido. Você pode fazer isso incentivando o time a ser mais leal uns com os outros.

Para tanto, desenvolva ações de integração, promovendo o diálogo aberto entre todos os funcionários. Quando perceber que uma situação pode gerar fofoca e o assunto não for confidencial para a empresa e nem invasivo à privacidade alheia, abra-o para todos os colaboradores por meio de uma reunião.

Com isso você combate a rádio peão e contribui para a harmonia do time. Em casos em que isso não for suficiente, chame as pessoas que insistem na fofoca e diga de forma clara que a empresa não tolera esse tipo de comportamento.

Forneça espaço para cada um

É importante cada colaborador ter seu espaço de trabalho bem definido. Para tanto, cada um deve ter sua própria mesa, telefone, computador, um armário, enfim, espaço individual para poder exercer suas funções.

Algumas empresas fazem rodízio desses equipamentos, ou têm equipes diferentes em horários distintos, que utilizam as mesmas ferramentas de trabalho, o que pode causar desconforto e atrito entre os funcionários.

Cada colaborador necessita ter seu espaço para trabalhar à vontade e sentir-se seguro nas atividades que desempenha. Veja o exemplo: um dos funcionários usou o computador e baixou um vírus por engano. Por receio de receber represálias, ele não informa nada a você ou à equipe de TI.

Como vários profissionais usam o mesmo aparelho, isso pode causar conflitos e estresse com um colocando a culpa no outro. Todos nós somos passíveis de estragar algum equipamento da empresa sem ter tido a intenção, mas se sua empresa é rigorosa quanto à manutenção dessas ferramentas de trabalho, então, o mais sensato é oferecer a cada um seu equipamento de trabalho.

Saiba ouvir e conversar

Quando perceber conflitos entre funcionários do mesmo time, chame-os individualmente para uma conversa e investigue as causas dos atritos. Depois, reúna os envolvidos que não estão se relacionando bem e converse, de maneira tranquila para conciliar as diferenças.

Após, tente estabelecer a empatia para que todos possam ver o lado um do outro. Assim, você colabora para a melhora e a convivência do time, contribuindo para o aumento da produtividade e o melhor desempenho desses profissionais no trabalho.

Seja claro

Ser transparente e claro com a equipe de trabalho é fundamental para a sua reputação enquanto líder. No entanto, é importante ter em mente que cada pessoa possui um nível diferente de esclarecimento sobre determinados assuntos, como evitar brigas e conflitos no ambiente de trabalho.

Para ajudá-los a entender, se for preciso, faça reuniões regulares, cole no mural, promova workshops sobre o tema. Enfim, some esforços até que todos compreendam que o ambiente de trabalho deve ser harmonioso.

Tenha cuidado com as preferências

Como líder, você pode até ter suas preferências, contudo evite demonstrá-las, pois isso é recorrente nas organizações e motivo de muitos conflitos, que acabam prejudicando o desempenho do time.

Procure dar igual atenção a todos os seus colaboradores, seja justo com bonificação e salário para todos da equipe. Um líder justo tem a lealdade da equipe!

Como vimos ao longo deste post, a comunicação aberta, feedbacks e o olhar atento da liderança são fundamentais para evitar conflitos no time.

Se você gostou deste artigo sobre como lidar com conflito entre funcionários do time, confira também por que determinar metas de time e individuais na empresa.

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