Gerir uma empresa com suas oportunidades e riscos exige, de qualquer líder, inúmeras qualidades além das competências técnicas, como resiliência, espírito de equipe, entusiasmo, inteligência, carisma, visão, otimismo, motivação, participação, delegação de tarefas e cobrança de resultados de forma adequada. Ele precisa ser uma referência para o seu time.

Todo funcionário busca um modelo dentro da organização, alguém para se espelhar, e espera-se que o líder assuma esse papel. Quem está na liderança deve ter a capacidade de agregar outras pessoas aos seus ideais e influenciar positivamente a equipe, despertando-lhes o desejo de cooperação e fortalecendo a unidade do grupo.

Essa tarefa, no entanto, não é simples, mas, algumas dicas podem ser eficazes para aqueles que querem se tornar líderes-referência para as suas equipes. Leia o post a seguir e descubra o que você precisa fazer para lidar com o seu time.

Seja um exemplo

Você precisa que a sua equipe esteja mais engajada, motivada ou comprometida com um projeto? O próprio líder deve ser o primeiro a se comprometer e estar disposto a sempre buscar as melhores soluções e, assim, alcançar excelência nos resultados.

Seja ou faça aquilo que espera da sua equipe, como, por exemplo, cumprir promessas e prazos, ser transparente, demonstrar compromisso com as pessoas e com os resultados da empresa. O exemplo cria referências concretas.

Como se tornar um líder-referência para a sua equipe - Seja um exemplo

Compartilhe valores

Um líder-referência possui seus próprios valores, mas também compartilha dos valores da empresa. Esses valores são os princípios éticos que norteiam o dia a dia de uma organização, como, por exemplo, a integridade, comprometimento, foco no cliente, inovação e qualidade. Estes princípios tornam a convivência e a realização de projetos mais consistentes.

É do líder a responsabilidade de transmitir essa visão para a equipe e engajá-la para o alcance dos objetivos e, assim, vestir a camisa da instituição. Por isso, é essencial que as suas atitudes reflitam as crenças e valores da empresa.

Comunique-se com a sua equipe

Um líder-referência precisa conversar com a sua equipe constantemente e, para tanto, é fundamental que se construa um canal aberto e transparente entre eles. Isso porque o diálogo é chave importante para a solução de quaisquer problemas que ameacem o seu time, seja falta de motivação, conflitos etc. Por isso, elimine quaisquer ruídos que existam na comunicação entre você e a sua equipe.

O fato é que uma comunicação eficiente é essencial para o sucesso do negócio. Esteja sempre acessível para conversar com a sua equipe e crie rituais que garantam o fluxo de informação e interação entre o líder e seu time.

Mas, lembre-se: para que a comunicação seja eficaz, é necessário quebrar as barreiras entre o líder e a equipe, ouvir com empatia os seus colaboradores e buscar soluções. Tudo isso de forma clara, transparente e constante.

 

Como se tornar um líder-referência para a sua equipe - Comunique-se com a sua equipe

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