Como avaliar se sua empresa precisa de treinamentos para os colaboradores?

Os colaboradores são a alma de qualquer empresa, por isso é muito importante a realização de treinamento para funcionários. A ação de treinar e desenvolver as habilidades pessoais e técnicas de um profissional tende a trazer ganhos para todos — o colaborador se sente mais valorizado e a empresa, consequentemente, ganha um aumento na produtividade e na receita organizacional.

Oferecer treinamento para funcionários, além de um investimento, é uma ação estratégica em todos os momentos da economia de um país. Em tempos favoráveis, uma equipe engajada aumenta a produtividade e o faturamento da empresa. Já em épocas de crise, ter colaboradores bem treinados é o diferencial para ganhar de uma concorrência acirrada.

Este post mostrará como avaliar se sua equipe precisa de treinamentos e as vantagens que isso pode trazer para sua empresa. Confira!

Quais os sinais de que a equipe necessita de treinamento?

Entender as necessidades da equipe e identificar os sinais de que algo está errado nem sempre é uma tarefa fácil. Para fazer esse levantamento é necessário avaliar seus colaboradores individualmente e o trabalho do seu time. Dessa forma, você pode compreender quais pontos precisam ser melhorados.

Alguns sinais apresentados pelos funcionários no dia a dia podem indicar a necessidade de treinamentos, como:

  • funcionários desmotivados;
  • falta de colaboração e integração entre a equipe;
  • queda de produtividade;
  • reclamação dos clientes;
  • descumprimento das metas e prazos.

Uma boa forma de avaliar as equipes é observar os resultados apresentados e conversar com os gestores responsáveis sobre as habilidades dos funcionários. Se existe algum problema, seja comportamental ou técnico, é preciso analisar o porquê da situação.

Por exemplo: o colaborador não sabe realizar certa tarefa ou ele está desmotivado? Encontrando essas respostas é possível trabalhar por um processo mais estruturado que ajude esse funcionário a desenvolver novas capacidades.

Além disso, se, ao avaliar sua equipe, você perceber que para realizar uma determinada tarefa um colaborador apresenta muita dificuldade e o gestor não consegue suprir, pode ser o momento de investir em uma empresa de treinamentos, que ajude essa pessoa a desenvolver novas habilidades.

Com que frequência deve ser realizado um treinamento para funcionários?

Uma equipe bem treinada é aquela que está sempre se atualizando sobre as novidades do mercado. O treinamento é contínuo e o grande desafio hoje é desaprender para aprender. Empresas que querem vencer, precisam treinar constantemente seu pessoal.

Entretanto, treinar por treinar não é uma boa política, principalmente quando se confunde treinamentos com aulas e palestras. É preciso entender a diferença entre as três:

  • aula — é quando alguém transmite um conhecimento técnico;
  • palestra — é quando alguém fala o tempo todo, inspirando e motivando;
  • treinamento — é quando você faz o outro fazer algo para que ele aprenda e replique no seu dia a dia.

Embora a constância seja algo necessário, é importante ficar atento para não repetir informações o tempo todo. Existem 2 tipos de treinamentos que devem ser realizados anualmente: os treinamentos técnicos, que envolvem as habilidades essenciais para as atividades da empresa, e os de comportamento, que envolvem a maneira como os funcionários lidam com as coisas, pessoas e decisões.

Investir em treinamento para funcionários é o diferencial das empresas que crescem e conseguem destaque. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Panorama de Treinamento no Brasil, a média de investimento anual em T&D por colaborador foi de R$ 788,00.

Em Taiwan, por exemplo, a média de investimento anual por pessoa chega a USD 3.000,00. No Brasil, os investimentos tiveram um aumento de 21% em relação ao ano anterior, entretanto, ainda é muito expressivo o atraso comparando-se com as empresas estrangeiras.

Quais as principais vantagens de investir no treinamento de funcionários?

Uma coisa é certa, empresas que treinam mais respondem mais rápido em momentos de crises e situações turbulentas, tem uma cultura organizacional mais forte e um ambiente mais positivo. Pessoas bem treinadas são mais confiantes e trazem mais resultados para a empresa. Confira, a seguir, mais vantagens de investir em treinamento para funcionários!

Aumenta a produtividade

A primeira coisa que você notará ao investir em treinamento para funcionários é o aumento da produtividade. No momento do treinamento todas as dúvidas são tiradas e novas habilidades são aprendidas. Com isso, o trabalho melhora, já que agora seus funcionários estão capacitados para realizar suas funções de forma mais organizada, rápida e com menos erros.

Promove o engajamento com a empresa

Treinar e capacitar sua equipe, além de aumentar a autoconfiança dos colaboradores, melhorar a experiência dos funcionários e ser uma excelente estratégia motivacional, intensifica o engajamento com a empresa. Trabalhar em um local que deseja que o colaborador cresça junto com a instituição é muito gratificante.

Esse sentimento faz com que seus funcionários se sintam parte da empresa e trabalhem com muito mais vontade e empolgação.

Garante vantagem competitiva

Uma empresa que investe em treinamento para funcionários só tem a ganhar. Uma equipe bem qualificada tende a trazer soluções inovadoras, resolvendo problemas com muito mais facilidade e autonomia.

Além do mais, sua empresa ganha muita visibilidade por parte de pessoas bem qualificadas, que hoje procuram muito mais que salários — esses talentos buscam empresas que invistam em seus futuros e promovam satisfação no ambiente trabalho. Dessa forma, sua empresa atrairá sempre os melhores profissionais e ainda conseguirá reter os talentos que já estão dentro.

Outra vantagem é a de mercado, pois se a produtividade da sua empresa aumenta e a qualidade acompanha, a consequência são clientes mais satisfeitos e mais visibilidade para parcerias de sucesso.

Como vimos, realizar periodicamente treinamento para funcionários pode ser um grande investimento para sua empresa. Seus colaboradores são a alma da sua instituição, realizando o primeiro contato com clientes e trazendo as grandes ideias que são o diferencial para fechar ou não um grande contrato. Portanto, treinar e capacitar sua equipe é fundamental para que sua empresa alcance o sucesso.

Agora que você já sabe como avaliar se sua empresa precisa de treinamento para funcionários, não perca tempo e invista agora mesmo na capacitação e desenvolvimento da sua equipe. Entre em contato com a Jazzer e faça já o seu orçamento!