Uma pesquisa recente realizada pela consultoria ETALENT em parceria com a Catho mostrou que a felicidade profissional está relacionada ao planejamento de carreira. Segundo o levantamento, 55% das pessoas que possuem um plano de carreira se sentem felizes ou muito felizes com suas vidas profissionais. Em contrapartida, 38% dos entrevistados que não possuem um plano de carreira se declaram pouco ou nada felizes com sua vida profissional.

É claro que todo profissional, independente da área de atuação, almeja conquistar um salário mais atrativo, qualidade de vida, perspectiva de crescimento e estabilidade financeira e profissional. Conquistar uma carreira saudável e de sucesso é algo totalmente factível, contudo, é um objetivo que exige investimento, comprometimento e um planejamento.

Quer fazer sua carreira ganhar velocidade? Então, leia o nosso post e aprenda, em alguns passos, como planejar a sua evolução profissional de forma simples e prática.

1º passo – Estabeleça objetivos.

“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Assim como na história da “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll, se você não possui um objetivo de carreira claro, não importa o que você faça para aperfeiçoar o seu currículo, todos os seus esforços podem não surtir efeito.

Traçar o seu objetivo profissional é o primeiro passo para você transformar a sua carreira. Somente após estabelecer uma meta é que você poderá planejar a melhor a forma de alcançá-la.

Contudo, tenha cautela! Antes de definir algo, faça uma análise detalhada do mercado em que está inserido, estude as possibilidades de atuação e os pré-requisitos necessários exercer o seu trabalho com excelência. É importante, também, estar atualizado e conversar com pessoas que estejam no mercado. Com isso, você poderá ter maior tranquilidade e segurança para fazer a sua escolha.

Aprenda em 3 passos simples como aperfeiçoar a sua carreira - 1º passo - Estabeleça objetivos.

2º passo – Planeje o caminho até o seu objetivo final

Trace detalhadamente o seu percurso até o seu objetivo final. No entanto, antes de elaborar o seu plano de ação, você precisa responder a três perguntas: onde você está na sua carreira, aonde deseja chegar e de que maneira é possível fazer essa transição.

Faça um planejamento consistente, determinando cada etapa do seu caminho até o objetivo. Verifique se é necessário investir em um curso de graduação ou especialização, participar de feiras e congressos, assistir palestras, fazer um curso de idiomas, obter alguma certificação, aumentar a experiência de mercado etc. Não deixe nada de fora e siga rigorosamente o seu plano.

Lembre-se também de se planejar financeiramente. Além de tempo e paciência, o aperfeiçoamento da sua carreira também pode demandar investimento financeiro e, caso não esteja preparado, isto poderá influenciar a velocidade do seu progresso.

3º passo – Invista em networking

Manter bons contatos é fundamental para quem pretende alavancar a carreira profissional.  Por isso, invista em networking, pois é por meio dele que você poderá conhecer parceiros e pessoas que poderão indicá-lo a novas oportunidades, promoções ou abrir outras portas.

Frequente eventos, converse com profissionais de outros setores, participe de cursos de capacitação e aperfeiçoamento, palestras, congressos etc. Seja visto e, com certeza, em algum momento você será lembrado.

Aprenda em 3 passos simples como aperfeiçoar a sua carreira - 3º passo –Invista em networking

Gostou do nosso post? Então, assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.

Como montar a apresentação perfeita para o seu time