5 habilidades de um gestor de sucesso

Muito se fala sobre a diferença entre líderes e chefes hoje em dia. Chefes podem ser considerados como aqueles que tendem a impor ordens, ser autoritários, centralizando o poder, sem pensar no desenvolvimento de seus funcionários.

Para ser um gestor de sucesso, é necessário ser um líder, aquele que conduz a equipe para que os resultados sejam alcançados. Contudo, você sabe quais são as habilidades a serem desenvolvidas para ser um bom líder? Abaixo, separamos cinco. Confira!

1. Resiliência

Um gestor de sucesso não deve se perturbar com qualquer desafio — já que a pressão faz parte da rotina quando se está na liderança. Muitas vezes, é necessário melhorar os resultados em meio a um cenário desfavorável, demitir boa parte da equipe mesmo que não se queira etc. Por isso, ter resiliência é essencial.

Para desenvolvê-la, existe uma técnica de coaching que se chama Role Playing, na qual o gestor é colocado em diferentes situações e no papel de outras pessoas. Isso o ajuda a entender como ele reage a situações adversas, preparando-o para a realidade.

2. Capacidade de adaptação

O bom gestor consegue ter sucesso aonde quer que vá, seja qual for o perfil da sua equipe. Para isso, é necessário entender que existem diversas variáveis incontroláveis que regem o mercado e, muitas vezes, as ocasiões serão desfavoráveis. Desse modo, conseguir se destacar e obter sucesso nesse tipo de situação demonstra que o gestor tem boa capacidade de adaptação.

Além disso, mudar de departamento também pode ser um grande desafio. Para se chegar longe em uma empresa, é necessário conhecer as características de várias áreas, a fim de ter uma visão global e, assim, entender melhor as dificuldades atuais da organização e para qual caminho ela deve seguir.

3. Bom relacionamento

O bom relacionamento é essencial para um gestor de sucesso. Não apenas com a sua equipe, mas também com as demais — sempre demonstrando que o papel de cada um é importante para a manutenção e o crescimento da empresa.

Quando pensamos na equipe, o gestor deve enfatizar ainda mais que seus resultados dependem do sucesso do grupo e, para passar essa mensagem de forma adequada e inteligível para seu time, o nível de seu relacionamento com cada um de seus colaboradores faz toda a diferença.

Uma maneira de desenvolver o relacionamento é por meio de cursos de marketing pessoal, que vão ajudar o gestor a ganhar habilidades para se comunicar e se promover de maneira clara e benéfica.

4. Comunicação clara

Mais do que saber comunicar situações ou tarefas, é necessário saber ouvir as reclamações, angústias, ideias e problemas da equipe. Assim, o gestor conseguirá passar a mensagem de forma eficiente para que o colaborador reflita, mude comportamentos, ou se desenvolva e ganhe novas habilidades.

5. Habilidades técnicas

Entretanto, de nada adianta saber liderar se você não entende das habilidades técnicas necessárias à gestão de pessoas. Por mais que um gestor tenha o papel de supervisionar e coordenar as tarefas do setor, é o conhecimento sobre cada particularidade que envolve as tarefas do dia a dia que vai contribuir para que ele ganhe destaque — já que só assim será possível identificar problemas e realizar correções.

Agora que você já conhece algumas habilidades importantes de um gestor de sucesso, precisa descobrir o que é necessário para conseguir se destacar profissionalmente! Vamos lá?